Os últimos índices da Pesquisa de Emprego e Desemprego de Santos (PED) foram divulgados pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (Nese) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), nesta quinta-feira, 25. De acordo com a pesquisa realizada semestralmente (em março e setembro), a cidade registrou um índice de desemprego de 12,2% da População Economicamente Ativa.
Esse foi o índice mais baixo de toda a história do Núcleo, sendo inferior em 5,5% ao apurado na última pesquisa realizada em março e 6,8% abaixo do estudo realizado há um ano atrás.
De acordo com o coordenador do Nese/UNISANTA, prof. dr. Alcindo Gonçalves, esse fato reflete a condição econômica do País. “A área agro-exportadora está crescendo bastante no Brasil. A região se beneficia disso com um aumento significativo nas atividades portuárias. Grande parte se deve ao efeito exportador”, afirmou.
Outro fator que também pode ter influenciado no resultado foi o período eleitoral, já que houve um determinado aquecimento de algumas atividades específicas.
A reunião aconteceu no Consistório da Universidade. Estiveram presentes a Reitora da UNISANTA, profa. dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, a diretora-presidente, profa. dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, além dos integrantes do NESE.
A pesquisa é divulgada semestralmente desde 1998 e, segundo o diretor da Faculdade de Administração de Empresas da UNISANTA, Júlio Simões Júnior, trata-se de indicadores importantes para empresas e trabalhadores da cidade.