10.ª Edição dos Jogos Escolares Unisanta de Basquete tem regulamento e equipes participantes revelados

397

A 10.ª edição dos Jogos Escolares Unisanta de Basquete começará no próximo sábado (4) e já teve seu regulamento e equipes participantes revelados. Ao todo serão 30 times disputando o certame no masculino, enquanto no feminino serão seis.

O campeonato acontecerá entre os dias 4 e 11 de junho. As partidas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo e no Ginásio Laerte Gonçalves, localizados na Universidade Santa Cecília, Rua Oswaldo Cruz, n.° 277, e Cesário Mota, n.° 3, respectivamente. A competição é coordenada pelo professor da Faculdade de Educação Física da Unisanta (FEFESP), Leonardo Teixeira Ramos. Os alunos da FEFESP também participam da organização.

No dia 4, sábado, a cerimônia de abertura terá início às 8 horas, enquanto as partidas, às 8h45. No mesmo dia, haverá um torneio de disputa de três pontos, em que os quatro jogadores de cada equipe inscrita poderão formar uma dupla e jogar esse evento. A participação nesse torneio à parte é opcional.

Regulamento – No dia 4, pelo masculino, as 30 equipes participantes serão divididas em sete grupos, sendo cinco com quatro times e dois de cinco cada.  Dezesseis equipes estarão participando da fase eliminatória, programada para ser realizada no dia 11, último dia da competição.

Pelo feminino serão seis equipes participantes, sendo que elas se enfrentam no sistema de todos contra todos, em partidas só de ida, computando, assim, um total de cinco partidas cada. Ao final, os times que somarem o maior número de pontos disputam o título.

Equipes participantes (Masculino)Escolas que se inscreveram com duas equipes: Colégio Santa Cecília, Colégio França (Praia Grande), Colégio do Carmo, Colégio Universitas, EE Prefeito Domingos de Souza (Guarujá), Novo Tempo, Objetivo Santos, Objetivo Peruíbe, EE Francisco Meira, EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Praia Grande), Colégio Planeta Azul (Peruíbe) e ETEC Aristóteles Ferreira.

Ingressaram com uma só equipe: Colégio Integração (São Vicente), Polícia Militar de São Vicente, Colégio Regina Altman, Colégio Afonso Pena e EM Franco Montoro (Praia Grande) e EE Fernando de Azevedo.

Feminino – Colégio Santa Cecília, EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Praia Grande), EE Francisco Meira,  Colégio Novo Tempo e Objetivo Peruíbe (a única escola com dois times nesta categoria).

Como funciona o basquete 3×3? Ao contrário do basquete tradicional, essa modalidade é disputada em meia quadra de basquete, com uma área demarcada do tamanho normal, incluindo uma linha de lance livre (5,80m) e uma linha de dois pontos (6,75m).

Vale ressaltar que o cronômetro não é interrompido em lances de bola parada ou lance livre e são disputados 10 minutos corridos de jogo.

O time que marcar 21 pontos ou mais ganha a partida se tal evento acontecer antes do final do tempo regular. Em caso de igualdade ao fim do tempo normal, haverá uma prorrogação, sendo a primeira equipe que marcar ponto(s) declarada vencedora.

As medalhas serão concedidas aos dois primeiros colocados e o Troféu ao primeiro colocado dos 10.ᵒˢ Jogos Escolares Unisanta de Basquete.