12ª Mostra Integrada de Engenharia traz trabalhos no dia 13/06

125

O tema foi Desafio, Criatividade e Prática. Ex-alunos da instituição estavam presentes para a escolha do melhor trabalho. Além da avaliação no dia, foi analisado o engajamento dos vídeos em contas dos alunos, no YouTube.

A Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília promoveu a 12ª Mostra Integrada de Engenharia, evento que teve como objetivo o aprendizado dos alunos através de projetos multidisciplinares desenvolvidos ao longo de cinco disciplinas. O evento aconteceu no dia 13/06, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Santa Cecília (Unisanta). O tema foi Desafio, Criatividade e Prática.

Os alunos do 1º, 2º e 7º semestres dos cursos de Engenharia Civil, Computação, Elétrica, Mecânica, Produção e Química desenvolveram trabalhos, que foram expostos na Mostra e que participaram de uma votação presencial. Todos os presentes escolheram o melhor trabalho.

A reitora da Universidade, Silvia Teixeira Penteado, destacou o envolvimento dos alunos com o projeto: “É emocionante poder constatar ao longo do semestre como os alunos se envolveram em seus projetos de uma forma individual e em grupo, acredito que esse exercício ao lado de ex-alunos, professores e família servirá como uma memória e incentivo para a suas carreiras profissionais”.

A presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira, ressalta a tradição do curso: “Essa mostra é uma tradição na engenharia da Unisanta, e é um espaço que a gente abre pra justamente ex-alunos venham avaliar os alunos atuais e os professores, dessa forma a gente consegue integrar todos os conhecimentos reunindo a teoria junto com a prática”.

As disciplinas envolvidas na Mostra e no desenvolvimento dos trabalhos foram Introdução à Engenharia Contemporânea, Representação Gráfica e CAD, Física do Movimento e Fluidodinâmica.

Na disciplina de Introdução à Engenharia Contemporânea, ministrada pelos professores Nilene Janini de Oliveira Seixas e André Luís Gomes Paes, os alunos desenvolveram um projeto intitulado “Ponte em MDF”, no qual foram analisados o Diário de Bordo, o vídeo no YouTube, a resistência da ponte e a criatividade dos estudantes. Coordenado pela professora Nilene Janini de Oliveira Seixas, coordenadora do Básico da Engenharia, este foi o primeiro projeto de calouros da Engenharia que se destaca como inovação desde 2019.

A idealizadora da Mostra, professora Nilene Janini, conta o motivo dos ex-alunos avaliarem os estudantes: “Esse projeto existe há 5 anos e dessa vez nós inovamos trazendo ex-alunos para fazer análise dos projetos, então é muito importante essa troca dos ex-alunos com os alunos atuais da Unisanta”.

Confira um dos vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=klDoyZ7R9N8

No projeto Ponte em MDF, do curso de Engenharia da Computação, os alunos do 1º semestre participam com as disciplinas Física, orientados pelo professor Mario, e na disciplina Representação Gráfica e Cad, apresenta-se o projeto Desenvolvimento Criativo de Modelagem do Logotipo em 3D, orientado pelas professoras Kelly Cristina Abou Arabi de Mendonça e Irene Silva Farias.

Na disciplina de Física do Movimento, foram desenvolvidos trabalhos pelos alunos do 2º semestre. Os alunos, de uma forma lúdica, apresentaram os conceitos da matéria, assimilados nas aulas de teoria, desenvolvendo o projeto Ra Tim Bum, orientados pelos professores Luiz Fernando Gonçalves Nogueira e Maria Valéria de Souza Barbosa.

Na disciplina de Fluidodinâmica, os alunos do 7º semestre de Engenharia Mecânica realizaram o projeto Planador, orientados pelo professor Carlos Alberto Amaral Moino.

Todos os trabalhos foram desenvolvidos no InovFabLab – Laboratório de Inovação Tecnológica da Universidade Santa Cecília, com o apoio dos profissionais do laboratório: professor Sergio Schina de Andrade, monitor Ricardo Steger Giangiulio, engenheiro técnico José Maria da Silva Filho, além do engenheiro Álvaro Luiz Moreira Conrado, do Laboratório de Operações Unitárias.

Confira os vencedores da Mostra

1º Lugar – CBP – https://www.youtube.com/watch?v=8nN558DExhM
Felipe Teixeira Alves Gregorio
Leonardo Vieira Paiva
Luigi Bueno Jorge
Matheus Denk de Quadra
Pedro Luiz Borges Freire

2º Lugar – Maverick Company – https://www.youtube.com/watch?v=Uwl6DCIUdUs
Bruno Expedito Rodrigues de Andrade
Davi Feitosa de Oliveira Simões
Giovanna de Almeida Pradella
Jônatas Carvalho Rodrigues
Lucas Maciel Silva
Nikolas George Siloti

3º Lugar – PEJ – https://www.youtube.com/watch?v=ybmcFGXQCzM
Diego Jorge Duran Lindo
Erick Leal Costa
Gustavo Rebouças Doutor
Kauã Alves Couto da Silva
Patrick Cunha Neukan

Ex-alunos foram jurados

No total, foram chamados dez engenheiros formados para analisarem os trabalhos expostos e escolherem os melhores. Todos os jurados são ex-alunos da Universidade Santa Cecília.

Os jurados são Gabriel Alcalá Tabata, Gabriel Pereira Gomes, Matheus Ramalho Pinto Elias, Luis Felipe Collacio Messias, Thais Lima Affonso, Lucas Mendes Gonzalez, Felipe Tavares Batista, Laerte Pinheiro de Jesus, Caio Porto de Martino Cunha e Eduardo Horvath de Oliveira.

Gabriel Alcalá Tabata é engenheiro mecânico pela Universidade Santa Cecília, estagiou na empresa Usiminas, no município de Cubatão, tem publicações no Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic) e no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric). Atualmente é mestrando pelo projeto Vale, realizando pesquisas na área de vagões gôndola de minério de ferro, publicou um artigo no Congresso RailWays 2024, em Praga, na República Tcheca.

Gabriel Pereira Gomes é engenheiro civil pela Universidade Santa Cecília, técnico de edificações pela Etec Ruth Cardoso, estagiou nos Laboratórios de Mecânica dos Solos e de Materiais de Construção Civil da Universidade, no Grupo Mendes e na Secretaria de Habitação do município de São Vicente, tem publicações no Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic) e no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric), está se especializando em Gestão de Obras, Qualidade e Desempenho das Construções. Atualmente trabalha na empresa Fortnort.

Matheus Ramalho Pinto Elias é engenheiro civil pela Universidade Santa Cecília, técnico de edificações pela Etec Ruth Cardoso, estagiou no Escritório Modelo de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Universidade e na Hideki Construtora. Atualmente trabalha na empresa Formatech como representante comercial e assessorando os clientes que compram o material da empresa.

Luis Felipe Collacio Messias é engenheiro químico formado pela Universidade Santa Cecília, estagiou no Laboratório de Operações Unitárias da Universidade, tem publicação no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric). Atualmente é mestrando pela Universidade Santa Cecília, na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em transporte pneumático.

Thais Lima Affonso é engenheira civil formada pela Universidade Santa Cecília, estagiou nos Laboratórios de Mecânica dos Solos e de Materiais de Construção Civil da Universidade, também no Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da unis, tem publicações no Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic) e no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric). Trabalha na empresa Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano.

Lucas Mendes Gonzalez é engenheiro civil formado pela Universidade Santa Cecilia, pós-graduado em Gestão de Projetos pela USP – Esalq com experiência profissional em obras públicas, estagiou nos Laboratórios de Mecânica dos Solos e de Materiais de Construção Civil

da Universidade Santa Cecília, além do Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Instituição, estagiou na Secretaria de Serviços Públicos do município de Santos e na Spalla Engenharia. Atuou como engenheiro civil e supervisor de obras na Baixada Santista e em Piracicaba pela empresa Spalla Engenharia e atualmente empreende no ramo de construção civil (construção e venda de casas) e revenda de combustíveis.

Felipe Tavares Batista é engenheiro civil formado pela Universidade Santa Cecília, estagiou no Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade, tem publicação no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric). Trabalha na empresa Actemium – Grupo Vinci Energies como projetista civil com foco em As Built, revisão de projetos, manutenção, revisão e elaboração de documentos. Atualmente a empresa detém o contrato de prestação de serviço no setor de engenharia da Refinaria de Presidente Bernardes (RPBC/Petrobras)

Laerte Pinheiro de Jesus é engenheiro civil formado pela Universidade Santa Cecília, técnico de edificações pela Etec Ruth Cardoso, técnico em mecânica pela Etec Aristóteles Ferreira e pós-graduado em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias pela parceria Crea/Unesp/Univesp, estagiou em obras da CDHU e Secretaria de Habitação do município de São Vicente, tem publicações no Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic) e no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric). Atualmente trabalha com animações 4D na empresa Strata.

Caio Porto de Martino Cunha é engenheiro civil formado pela Universidade Santa Cecília. Durante a graduação, realizou estágios na Sabesp, Elias da Costa, Projexe e no Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade, tem publicações no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric). Após a formatura, executou obras em Ribeirão Preto para o Shopping Iguatemi. Em 2018, fundou a Porto Engenharia, onde atua como diretor.

Eduardo Horvath de Oliveira é engenheiro civil formado pela Universidade Santa Cecília, com MBA em Gestão de Obras na Construção Civil pela Faculdade UniBF, estagiou no Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade, realizou trainee na empresa EngePg. Atualmente trabalha na empresa Horvath Engenharia como engenheiro civil e empreiteiro de mão de obra.