Reunidos na Delegacia Regional doSemesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo),na Chancelaria da Universidade Santa Cecília, em Santos, universidades, faculdades e centros universitários da Região decidiram pelo retorno das aulas nesta segunda-feira (10), além de promover orientação especial voltada a alunos, professores e funcionários, sobre a gripe e a Lei antifumo.
"Universidades , Faculdades e Centros Universitários estão cumprindo as exigências legais, de colocação de placas e cartazes informativos, além de manter em seu site informações atualizadas e um canal decomunicação e orientação a seus alunos, explicou a delegada do Semesp, Lúcia Maria Teixeira Furlani.
"Somos instituições de ensino e nosso objetivo é educar, conscientizar”, completou. “Faremos campanhas educativas tanto para respeitar osdireitos dos que desejam respirar um ar saudável, quantopara auxiliar os fumantes que desejaremajuda no controle do cigarro".
As instituições ligadas aoSemesp aconselham às pessoas que apresentem sintomas da gripe que procurem cuidados médicos e nãofrequentem as aulas .Mediante a apresentação de atestados médicos, as faltas serão analisadas por cada instituição. No caso das grávidas, que precisam tomar maiores cuidados, a decisão de ir à Faculdade ou outros ambientes cabe aos seus médicos.
Cada instituição tem autonomia para tomar outras medidas, inclusive quanto ao reinício das aulas.
Pesquisas prontas

Os afiliados aoSemesp discutiram sobre outros temas, como o manancial de pesquisas de qualidadedas instituições de ensino locais, que serão de grande utilidade para as expansões dos segmentos portuário, petróleo e gás e oParque Tecnológico de Santos.

"Em outras regiões, foi instalado o Parque Tecnológico e aí então começaram as pesquisas. Na Baixada Santista já existem estudos prontos e outros em andamento”, afirmou a Reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado.

Inadimplência menor

Outra questão discutida foio registro da inadimplência, que está menor (15%) na Baixada Santista do que no Estado de São Paulo (23%).

Compareceram ainda à reunião doSemesp os professores Vera Raphaelli, HelioHallitte e Nina Melo, da Unimes;Marilza Borges Augusto, da UniSantos;Adalto de Souza, da Unimonte; Edson Monteiro, daUnip; Regina Socolowski, da Esags; Paulo Pires Vila Verde, daFals e Valdir Lanza, da UniBr, além dos profs Lúcia e Silvia Teixeira , Aquelino Vasques e Zuleika de Almeida, da Unisanta.