O curso de Segurança Pública da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e o Instituto de Pesquisa, Ensino e Consultoria Técnica em Segurança Pública Municipal (IPECS) assinam protocolo de intenção com o município de São Vicente, nesta terça-feira (27), às 16 horas, no Gabinete do Prefeito. Participam da solenidade, o prefeito de São Vicente, Luis Claudio Billi; o diretor geral da Guarda Civil Municipal, Antonio Guimarães; a coordenadora do Curso de Segurança Publica da Unisanta, Profa. Fabiola Andrea Chofard Adami e o presidente do Instituto IPECS, Sergio França Coelho.

Na oportunidade, o prefeito de São Vicente, estabelecerá o pacto de cooperação e intercâmbio técnico-institucional na área de pesquisa, capacitação profissional, gestão e desenvolvimento de projetos de prevenção na área de Segurança Pública Municipal. Instituirá ainda, o comitê local de organização do 13º Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal, a se realizar em paralelo à Feira Nacional de Segurança Pública Municipal – FENASEM 2013 – entre os dias 16 e 18 de outubro de 2013, na cidade.

O Protocolo de Intenções tem como objetivo a realização do Fórum Nacional e o intercâmbio técnico-institucional para o fortalecimento das Guardas Municipais de toda região, disponibilizando as atividades do Núcleo Integrado de Pesquisa em Segurança Pública ao município de São Vicente. A cooperação apoiará também, a realização de atividades de pesquisa e técnicas para o desenvolvimento do banco de dados de segurança municipal, e a utilização e/ou aplicação de metodologias de treinamento e gestão administrativa.

Núcleo Integrado de Pesquisa em Segurança Pública Municipal da Unisanta (NUSEM)– Criado em 2011, o Núcleo apoia o desenvolvimento de projetos e programas interdisciplinares de prevenção da violência e da criminalidade. Tem como objetivo subsidiar a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais e gestores dos municípios da Baixada Santista no desenvolvimento de suas pesquisas, bem como  estabelecer intercâmbio técnico nos âmbitos regional, nacional e internacional, a fim de aumentar a eficiência da Guarda Municipal nas atividades de prevenção da violência e criminalidade.

O principal objetivo do NUSEM é difundir, por intermédio dos resultados de suas pesquisas, o conhecimento para que possa auxiliar os municípios da região a implementarem ações de diagnóstico da violência urbana e programas de prevenção primária. Visa ainda difundir o conhecimento de técnicas eficazes de gestão administrativa interdisciplinar e intersetorial, além de contribuir, facilitar e/ou intermediar o acesso a recursos de Fundos Setoriais Nacionais e Internacionais que possam auxiliar os municípios em programas municipais de prevenção à violência e à criminalidade.