Com o objetivo de ampliar os projetos ligados ao setor de internacionalização, o engenheiro Áureo Pasqualeto Figueiredo  representou a Universidade Santa Cecília (Unisanta) durante visita à Universidade Nacional de Costa Rica e à Universidade Autônoma do México. A viagem ocorreu na primeira quinzena de março.

Na Costa Rica, foi estabelecido contato com docentes da área de Educação Física interessados no desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades esportivas de alto rendimento. A Unisanta já possui diversas pesquisas nesse campo devido ao permanente trabalho realizado junto aos atletas da equipe principal de natação, a primeira força universitária do País na modalidade.

De acordo com Figueiredo, a instituição costarriquenha também pretende desenvolver ações acadêmicas na área de Fisioterapia, na qual a Unisanta também é referência em pesquisas e no atendimento à comunidade. A Faculdade de Fisioterapia é reconhecida como modelo no atendimento a pacientes amputados. Além disso, muitos trabalhos de conclusão da graduação buscam atender às necessidades de pessoas que procuram reabilitação através do tratamento oferecido gratuitamente na Clínica de Fisioterapia da Unisanta.

A comitiva brasileira também participou de reunião com a alta direção da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), instituição de renome mundial e que demonstrou grande interesse na mobilidade de professores e alunos em intercâmbios e pesquisas entre Brasil e México.

Na oportunidade, em conversa com a Pró-Reitoria de Cooperação e Internacionalização da UNAM, o professor Figueiredo aproveitou para fortalecer as atividades de pesquisa já desenvolvidas entre as instituições.

Lembrou da participação conjunta em rede de pesquisas sobre ecologia e gerenciamento costeiro e da presença de pesquisadores da Unam em seminário internacional de Pós-Graduação realizado pela Unisanta na área de Odontologia, em 2006.

“Voltado ao estudo de assuntos relacionados às desordens temporomandibulares, o seminário contribuiu para o fortalecimento de um grupo de pesquisa muito atuante nessa importante área de conhecimento interdisciplinar, que envolve profissionais como dentistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos”, disse Figueiredo.

Para o engenheiro da Unisanta, a cooperação internacional é uma área da maior importância para a expansão universitária. “Este é um momento todo especial, principalmente com a vigência do programa federal Ciência sem Fronteiras, com tantos alunos brasileiros em prestigiadas instituições do Brasil e do Exterior”.