Os alunos da escola municipal Martins Fontes, localizada no Bairro do Saboó, em Santos, receberão a autora Lúcia Maria Teixeira Furlani, no dia 23/6, às 10h, para um bate-papo sobre tudo que aprenderam com o livro infantil “Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo”.
O encontro da autora com as crianças fará parte das atividades realizadas, entre os dias 22 a 26/6, em homenagem ao patrono da escola, Martins Fontes.
Lúcia também assistirá à exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, baseados em sua obra. “Ter a Lúcia participando de nossas atividades possibilita aos alunos a oportunidade de perceberem que o autor não é um ser inatingível, além de poderem conhecer a visão de quem escreveu o livro, com o qual eles trabalharam”, relata a assistente de direção da escola, Maria Cristina da Luz, ao convidar a autora para o evento.
Durante a semana, serão realizadas apresentações artísticas, leitura de poesias de Martins Fontes, jograis e o sorteio de um “livrão”, chamado Zezinho, em forma de almofada, que é o mascote da biblioteca, além de apelido do patrono da escola. “Todas as atividades têm o intuito de despertar cada vez mais o interesse e o hábito pela leitura ”, completa Maria Cristina.
Tudo É Possível , já em sua 4ª edição, é adotado em mais de 500 escolas de todo o Brasil (entre elas, as da Fundação Ayrton Senna, Fundação Bradesco, escolas públicas e particulares de diversos estados), entusiasmando pequenos e adultos, o que tem levado a escritora a muitos encontros com o público mirim.
O livro procura fazer o leitor, a criança e o jovem analisar e entender as opções escolhidas, “tanto na realidade, como na ficção, de forma a ajudá-los a se transformar em alguém capaz de também fazer suas próprias opções”, afirma a escritora.
Na obra, de forma divertida e educativa, a autora insere naturalmente noções de Geografia, História, Ciências, Ecologia, Meio Ambiente, Arte e Ética; os temas transversais (complementares) são Meio Ambiente e Cidadania.
Projeto Pedagógico e Site – A autora desenvolveu um projeto denominado Nossa Terra e Nossa Gente, que conta com material de Apoio ao Professor, cuja proposta é fazer com que a leitura se desdobre em diversas e interessantes atividades interdisciplinares, de forma dinâmica e prazerosa, tanto para os educadores como para os alunos. A comunicação com os leitores de todo o Brasil se faz também pelo site www.unisanta.br/tudoepossivel, que contém informações, além de jogos e outras atividades lúdicas.
Sobre a história – Na história, o menino Lucas mergulha num mundo de sonhos, que mistura realidade e ficção. Ele interage com homens pré-históricos, índios, piratas, escravos e personagens históricos. Em incríveis aventuras, defende os mais fracos e conhece a região do litoral paulista, de Peruíbe a Bertioga.
Com ilustrações de Bill Silva e Leandro Rodrigues, o livro , editado pela Unisanta e Global, inclui um mapa do tesouro e uma seção, em verbetes, chamada Saiba Mais – curiosidades para crianças e gente grande também, com informações sobre os personagens históricos e sobre os lugares em que acontecem as aventuras de Lucas.
A autora inspirou-se em seu filho Lucas e nas histórias que conta para ele toda noite. Escritora premiada, Lúcia fez sua estreia na literatura infanto-juvenil com essa obra, sucesso de público e crítica, aplicando sua experiência como Doutora e Mestre em Psicologia da Educação, Psicóloga e Educadora. É presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos, e do Santos e Região Convention & Visitors Bureau.