A Escola Indígena Txenu BA e KUA, de Bertioga, com o Projeto Paineira, ganhou o Troféu Proler na categoria Comunidade, enquanto na modalidade Professor,  a vitória  foi da Escola Profª Maria da Conceição Luz, de Itanhaém, com o Projeto Semana Cultural. Outros premiados na abertura do Encontro Anual do Proler, realizado na Unisanta, na manhã desta quarta-feira (24-12): empate na categoria Escola, entre a EM Estado do Amazonas, de Praia Grande , com o  projeto Viagem ao Mundo das Letras, e a UME Mardins Fontes, da Seduc de Santos, com o projeto Colheita Poética.

A Escola Parque das Bandeiras, de São Vicente, ganhou medalha de honra ao mérito com o Projeto Núcleo Gleba de Comunicação. Foram selecionados 24 trabalhos, apresentados no  dia 27 de outubro para a comissão julgadora.

Surpresos com a vitória, coordenadores, professores e diretores dos projetos comentam sobre o troféu.  “Nós não esperávamos ganhar o prêmio, já que há três anos nos inscrevemos no Troféu Proler e fomos selecionados apenas neste ano”, comenta a Profª Patrícia Cavalcanti, uma das idealizadoras do Projeto Semana Cultural (Itanhaém).

“Estou muito feliz de saber que nosso projeto deu certo, já que existe desde 2007, e as crianças adoram”, completa.

“Foi maravilhoso! Estamos emocionados! Nós queríamos muito, mas não sabíamos se íamos ganhar”, afirmou Alessandra Cristiane dos Santos, assistente  técnica-pedagógica da Escola Municipal João Batista Resine Alves, de Praia Grande.

O projeto da Escola já havia sido feito há cinco anos e renovado de ano em ano até então, mas nunca tinha concorrido ao PROLER. No entanto, 2010 foi diferente. Eles vieram com a intenção de ganhar e conseguiram.  

“Inovamos, a escola comprou mais materiais, como o baú de fantoches, etc. Estou falando para os meus alunos, desde fevereiro, que vamos ganhar. Você não tem noção de como estamos felizes!”, afirmou Alessandra.

O Profº Luiz Nelson Freitas, responsável pelo Projeto Núcleo Gleba de Comunicação, fala sobre a homenagem especial que recebeu, a Medalha de Honra ao Mérito. “Mais importante do que ganhar a medalha e os certificados, é ver os alunos estão envolvidos com o projeto”, comenta o professor, que já foi vencedor do prêmio por dois anos consecutivos.

O evento aconteceu no auditório do Bloco E e  contou com a participação da Profª. Drª.  Silvia Ângela Teixeira Penteado e da Profª. Drª.  Lúcia Maria Teixeira Furlani, respectivamente Reitora e Diretora-Presidente da Unisanta, além da coordenadora do Proler/BS, Profª. Conceição Dante, dirigentes de Ensino e Secretários de Educação e Cultura da Baixada Santista.

Informação digital 

A professora e mestre em Comunicação Social e Master em Informação Digital e do Conhecimento, Marise Miglioli Lorusso, falou, durante a palestra do dia 24/11, do Proler-BS/Unisanta, sobre  “Hipertextualidade na leitura convencional: sonho ou desafio?.

A professora abordou a interatividade, a criação de livros interativos e finalizou apresentando um vídeo que focaliza a tecnologia na vida das pessoas, a interatividade propiciada pela tecnologia, mas destacando a importância do contato pessoal entre os seres humanos. “A tecnologia toda é muito boa, mas em tudo tem que haver o contato com o ser humano”, afirmou.

Hoje: Nuno Cobra Ribeiro

Preparador físico e mental de grandes atletas como o falecido piloto Ayrton Senna, do atual Mika Haikkinen, Patrícia Medrado, Jaime Oncins, entre outros nomes como dos empresários Almicare Dalevo, Abílio Diniz e Átila Francucchi, o Professor Nuno Cobra Ribeiro será um dos palestrantes do XIV Encontro Anual do Proler/BS – Unisanta, que prossegue nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, pelo Proler/Baixada Santista/Unisanta.

Cobra Ribeiro falará sobre o tema Semente da Vitória (título de seu livro) às 10 horas, no auditório do Bloco E, Rua Cesário Mota, 8. 

Minicursos

A partir das 14h do dia 25 (quinta),  começam os minicursos. São eles:

“Promoção automática e Progressão continuada também se aplica à Educação Especial? Isso é bom ou ruim?” será o tema do Prof. Ms em educação pela PUC, Gilberto Ghiuro Júnior, da Unisanta.

“Formação de leitores, uma conquista da afetividade!” será abordado por Denise Cristina Ganança, escritora, contadora de histórias e psicopedagoga pela Unisanta.

“Toda criança é príncipe ou princesa” estará a cargo da Profª Teresa Emília Giangiulio.

“Pagu além do mito” será o tema da pedagoga e escritora Regina Alonso.

“Vamos ubuntar? – uma proposta de educação pela paz!”, pela Profa. Roberta Bruno Couto, pedagoga, coordenadora geral do Centro de apoio e formação continuada – SEDUC/Cubatão.

“Piaget e a produção do aluno de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Profa. Sandra Maria Bezerra da Silva, psicóloga, pedagoga, especialista em Neurolinguistica.

“Poetando e Cantando: um outro jeito de animar a leitura que desvenda e constrói o conhecimento na escola”, Profa. Ana Maria C. Canéo, graduada em Educação Musical pela PUC/SP e Educação Artística pelo Instituto Musical São Paulo.

“Compartilhando vivências e refletindo sobre a Educação de Jovens e Adultos”, Profa. Maria Aparecida Anversa , pedagoga, psicopedagoga, Ms. e Doutoranda em Psicologia da Educação e Kátia Cilene de Oliveira, pedagoga e psicopedagoga.

“Apimentando o prazer de ler”, a cargo da Profª Eliane Pimenta, membro Conselho de Leitores do Jornal A Tribuna, multiplicadora formada pelo Projeto Mudando a História e do Programa Virando a Página.

A poesia na sala de aula”, Profª Regina Maria Braga, com especialização em Linguística e Literatura Brasileira e autora do livro “Construindo o Leitor Competente, assessora pedagógica da Global Editora.

Bibliotecas na era digital: ferramentas de auxílio ao leitor, por Maria Angélica Beraldo Suzuki, graduada em Biblioteconomia e Letras e Cibele F. de Oliveira, graduada em Biblioteconomia pela UNESP com especialização em livros raros e antigos Universidade Complutense de Madri.

As inscrições para o Proler deverão ser feitas obrigatoriamente no site. Dia 25, os inscritos deverão escolher um dos minicursos: http://www.prolerbsunisanta.com.br