Nos dias 28 e 29 de agosto, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (SEMESP) promoverá, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a 3ª edição das Jornadas Regionais 2007. O evento será realizado no Consistório, no térreo do Bloco M, das 9h às 17h30. A Jornada visa auxiliar no aperfeiçoamento da gestão das Instituições de Ensino Superior, com orientação especializada e informações.

Os dois dias da Jornada trazem debates, orientações e palestras. No dia 28, das 9 às 10 horas, será abordado o tema Agenda Positiva do Ensino Superior Particular, que terá como expositores o presidente do SEMESP, Hermes Ferreira Figueiredo; a diretora do SEMESP e presidente da UNISANTA, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani, e o consultor jurídico do SEMESP, José Roberto Covac. Durante a apresentação, serão analisadas e abordadas questões atuais relativas ao Ensino Superior Particular, além da apresentação de alternativas que possam ser consideradas como soluções adequadas frente ao quadro legal e regulamentar imposto às Instituições de Ensino Superior (IES).

A Relação de Trabalho no Ensino Superior será o assunto apresentado pelo consultor jurídico do SEMESP, José Roberto Covac, das 10 às 13 horas. Covac falará sobre a Convenção Coletiva de Trabalho; critérios e requisitos para a formação do plano de carreira; contratação de portadores de necessidades especiais; regime integral e parcial de trabalho; dano moral e banco de horas.

Das 14 às 17h30, a diretora acadêmica da holding Una/Unimonte e consultora da Seduc – Soluções Educacionais, Ana Maria Costa de Sousa, abordará a Portaria Normativa nº 01 / Reconhecimento de cursos e avaliação institucional com base no SINAES. Fazem parte da abordagem: SINAES: princípios e processos avaliativos; critérios dos instrumentos de avaliação de cursos e institucional; estudo de casos para ilustrar os grupos de indicadores do Instrumento de Avaliação Externa.

No dia 29, das 9 às 12h30, a diretora geral do CADEC -Consultoria de Ensino Superior, Ana Cristina Canettieri, discorrerá sobre o tema Coordenador-gestor e os Novos Critérios da Avaliação do MEC.
No mesmo dia, às 14h, o tema abordado será Gestão financeira em Instituições de Ensino Superior, a cargo do diretor Executivo do SEMESP, Rodrigo Capelato. Entre os assuntos em pauta: Controle orçamentário; definição de custos fixos e variáveis; formação do preço; fluxo de caixa; avaliação econômico-financeira da IES; combate à inadimplência e a evasão e panorama macro-econômico regional.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail jornadas2007@semesp.org.br ou pelo telefone (11) 6169-4425. Associados do SEMESP estão isentos da taxa de inscrição. Outras informações no site www.semesp.org.br.