Secretários de Educação, dirigentes de Ensino da Baixada Santista, entre outras autoridades da área prestigiaram a abertura do 13º Encontro Anual do Programa de Incentivo à Leitura da Universidade Santa Cecília (Proler-BS/UNISANTA) realizado na manhã desta quarta-feira, dia 24/10, no Auditório do Bloco E da Universidade. O evento será realizado até amanhã (25/10).
Para a reitora da UNISANTA, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, “o prazer de ler pressupõe sua iniciação na escola e na família. Parabenizamos o Proler pelo compromisso de incentivar as pessoas a adquirir este hábito, para que o Brasil seja cada vez mais um País leitor, com cidadãos mais críticos e atuantes”.
“O Proler-BS/UNISANTA é um dos núcleos que reúne o maior número de pessoas no País, com o trabalho integrado dos educadores, secretarias de Educação e diretorias de Ensino. O prazer de ler é um processo de contaminação pelo vírus da leitura que nos faz viajar no mundo externo e interno onde na imaginação tudo é possível”, afirmou a presidente da UNISANTA, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani.
Durante a solenidade de abertura, o Proler apresentou homenagem ao escritor Monteiro Lobato e a palestra Leitura e Sedução, a cargo da presidente da Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, autora do livro infanto-juvenil Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo. Lucia é reconhecida por levar a leitura a todos os cantos, em escolas públicas, particulares, ONGs e entidades de assistência à infância de todo o Brasil.
Na oportunidade, foi entregue o Troféu Proler, nas categorias Educação e Comunidade aos melhores projetos de leitura da Baixada Santista. Na categoria Educação, o vencedor foi o projeto Leitura no berço. Por que não?, da UME Dr. Luiz Lopes, de Santos. Em 2º lugar ficou o Boneco Girassol – Bonecos contadores de história, da EM Oswaldo Justo, de Praia Grande; na 3ª colocação, Semeando a leitura, EMEF Profª. Terezinha Rodrigues Kalil, de Peruíbe; e em 4º lugar, Reinventado a leitura, da EMEIEF Alberto Santos Dumont, de São Vicente.
Em Comunidade, o projeto Oficinas de mediação de leitura e incentivo ao protagonismo juvenil, da Profª. Elaine Pimenta foi o ganhador, seguido pelos trabalhos, Projeto Tam Tam e suas ações, da Associação Projeto Tam Tam (2º lugar) e O sistema Braille na educação, do Instituto Braille de Santos (3º lugar). Nesta edição, concorreram ao troféu 44 trabalhos.
“Há 13 anos, o Proler-BS/UNISANTA leva projetos de educação à comunidade a fim de disseminar a leitura progressivamente. Trocamos experiências em nossas reuniões mensais, realizamos palestras e oficinas de capacitação. O encontro mostra a evolução dos trabalhos desenvolvidos na educação e em vários setores da comunidade”, afirmou a coordenadora do Proler-BS/UNISANTA, Profª. Conceição Dante.

Programação – A partir das 14h, serão discutidos os temas: Colaboração das Artes e da Informática na Formação e Desenvolvimento da Linguagem, a cargo da Profa. Ms. Patrícia Sessa; O Uso da Tecnologia Aplicada ao Processo de Aprender a Aprender, pela Profa. Ms. Dorotéa Vilanova; Design Gráfico na Educação, a cargo da Profa. Márcia Okida. E ainda, O Canto como Apoio para a Linguagem, pela Profa. Márcia Visconti, e Audiovisual como Educomunicação, pelo jornalista Eduardo Ricci.
No dia 25, a partir das 8h30, o primeiro tema abordado será Habilidades e Competências de Leitura na Era da Informação, pela Profa. Miriam Dias. Na seqüência, a professora Ecleide Furlanetto ministrará a palestra Como Nasce um Professor.
No período da tarde, às 14h, serão realizadas as oficinas: Implicações Pedagógicas das Artes de Estimular a Leitura e Contar Histórias; Leitura + Amar = Você de Bem com a Vida; A Contribuição da Literatura Infanto-Juvenil para o Ensino Significativo; Leitura Trans-formadora: Tudo é Possível; Motivação é Saúde na Leitura; Alfabetização de Adultos nos Dias Atuais; Contar Histórias e Colecionar Afetos: o Encontro Através da Narrativa; Sensibilização, Expressão e Arte.

Autoridades – Entre os secretários de Educação, estiveram presentes a Profª. Sueli Maia (Santos), Profª. Maura Lígia Costa Russo (Praia Grande); Prof. Mohamad Ali Rahim (Guarujá); Prof. Edmilson Benedito Machado (Mongaguá) e Profª. Francisca Gorete Alves Aguiar (Peruíbe). Entre os representantes destacam-se a Profª. Vera Tereza Deveza (São Vicente); o Prof. José Fabiano Madeira (Cubatão); Profª. Carolina Pinheiro (Bertioga) e Profª. Josana Campos Bastos (Itanhaém). A Profª. Sirley Ivo Leite Zocal e a Profª. Eliana Nardeli de Camargo representaram as dirigentes de Ensino de Santos e São Vicente, respectivamente. Participou também, a representante da Coordenação do Proler Nacional, Profª. Luciane Goldstein Cruz.

Proler-BS – O Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada Santista tem coordenação da Universidade Santa Cecília, Casa de Leitura, Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e Ministério da Educação e Cultura.