A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores seja entre 3,5 e 5% de sua população.

A infectologista Dra. Gelvana Barreto Reis ministrou a palestra Doação de Sangue e o Impacto na Vida, nesta terça-feira 20/2, aos alunos dos cursos de Saúde da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A ação integrou a programação da campanha Trote pela Vida, realizada pelo Rotary Club Santos Boqueirão, em parceria com Unisanta.

Na oportunidade, Gelvana falou sobre o ato voluntário de doação de sangue e sua importância para a sociedade. De acordo com a infectologista, cada doação de sangue pode beneficiar até quatro pacientes quando seus hemoderivados são subdivididos em seus diversos componentes.

“A estimativa ideal da Organização Mundial da Saúde é de que 3,5 a 5% de sua população seja doadora frequente de sangue, mas esse número sempre está abaixo disso, infelizmente. Grandes festas, como o carnaval e em outras situações a demanda fica maior e a quantidade nos bancos de sangue diminui. Há sempre uma carência de doadores de sangue. É preciso que as pessoas se envolvam nessa questão de cidadania, solidariedade e amor ao próximo”, afirmou a palestrante.

Critérios para doação de sangue – Estar em boas condições de saúde; idade entre 16 anos (com autorização dos pais) e 69 anos (desde que a primeira doação tenha ocorrido antes dos 60 anos); pesar no mínimo 50 kg, estar descansado (mínimo de 6 horas de sono nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação).

Nos dias 20 e 28/2, os alunos interessados em doar serão encaminhados ao Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro.