O que faz um profissional de Educação Física?

O que faz um profissional de Educação Física?

Está errado quem pensa que dar aulas em colégios e academias é a única opção para aquele se forma em Educação Física. Você sabe quais são as outras opções? Listamos aqui 10 possibilidades profissionais em que um formado em Educação Física pode atuar:

1. Ensino Fundamental e Médio: a Educação Física é uma disciplina obrigatória no Ensino Fundamental e Médio. Esse mercado tem um alto índice de empregabilidade, pois há grande carência de professores para a educação básica.
  2. Academias: é cada vez maior a procura por profissionais capacitados a acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de exercícios físicos em academias e centros de condicionamento físico.
  3. Empresas: empresas contratam profissionais de Educação Física para a criação de programas de qualidade de vida para os funcionários.
  4. Clínicas e hospitais: procuram pelo profissional de Educação Física para tratar do condicionamento físico dos pacientes.
  5. Hotéis, resorts e spas: precisam destes profissionais para dar aulas e atuar na recreação de crianças, jovens e adultos.
  6. Personal Trainer: apenas o profissional formado em Educação Física pode se habilitar para ser um Personal Trainer (treinador pessoal). É uma profissão credenciada, que atua dando aulas de musculação, yoga, pilates, corrida, triatlon, fitness, artes marciais, esportes coletivos, entre outros de forma individual.
  7. Grupos especiais: o profissional instrui e acompanha idosos, gestantes, adultos e crianças deficientes, cardíacos e doentes em atividades físicas que beneficiem a saúde.
  8. Performance: atua orientando indivíduos e equipes nos processos de treinamento e competição nas modalidades esportivas.
  9. Recuperação pós-cirúrgica: ele ajuda pacientes de cirurgias plásticas na realização de exercícios adequados para a recuperação pós-operatória e manutenção dos resultados obtidos.
  10. Turismo ecológico: o formado em Educação Física coordena atividades ao ar livre, como montanhismo e exploração de cavernas.

Para exercer a profissão, é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) de seu estado. Para lecionar em escolas, é necessário o diploma de licenciatura.

Os profissionais de Educação Física formados pela Unisanta participam da organização de eventos esportivos de categoria internacional, como o Circuito Mundial de Águas Abertas – Renata Agondi, além de competições na região.

Alunos-atletas, além de professores, atuam em Jogos Pan-Americanos, Olímpicos e Paraolímpicos, em várias categorias, entre elas: judô e tênis de mesa (técnicos e competidores).

Ed física.png

A Unisanta também é conveniada à Fundação Pró-Esporte de Santos e atende atletas de Santos durante os Jogos Abertos e Regionais.

conheça ed. física.png