Elaboração de Projetos e Programas de Leitura foi o tema discutido em mais uma reunião do Programa de Incentivo à Leitura da Universidade Santa Cecília (Proler-BS/Unisanta), realizado na manhã desta terça-feira, dia 25/03, no Consistório da Universidade.
Com a participação de aproximadamente 90 pessoas, dentre professores, coordenadores e diretores de escolas da região, a palestrante Patrícia Sessa, professora de Pedagogia e Biologia da Unisanta, expôs os benefícios da implantação de um projeto de incentivo à leitura, independentemente da faixa etária.
De acordo com Patrícia, o objetivo é contribuir para uma visão geral do problema, possibilitando melhor análise e avaliação de resultados, além de justificar e/ou comprovar uma possível solicitação de recursos financeiros. Explicou ainda que os projetos devem conter atividades, cronograma, acompanhamento, avaliação e controle e custos. “Exercitar a atividade investigativa favorece a disponibilidade para aprender”, citou.
Para a coordenadora do Programa Jornal Escola e Comunidade do Jornal A Tribuna, Silvia Costa, o tipo de iniciativa é necessário, mas lembra da importância da leitura autônoma. “Os jovens devem ser incentivados à leitura, mas vale lembrar que a busca por assuntos de interesse pessoal é aliada a esses tipos de projetos. A atividade espontânea e o incentivo das escolas caminham juntos, em qualquer idade”.