AUniversidade Santa Cecília (Unisanta) promoveu, no dia 09/4,umapalestra com o arquiteto Ruy Rezende, que apresentou o projeto arquitetônico para o novo edifício administrativo da Petrobras, a ser construído no Valongo, em Santos. Rezende, principal arquiteto do escritório carioca RRA, abordará temas como desenvolvimento urbano, arquitetura e sustentabilidade.
O encontro foi destinado aos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Unisanta, além de ser aberto ao público.
De acordo com professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta, a importância do projeto se nota por diversos aspectos, que vão desde o impacto no desenvolvimento da cidade e região, passando pela sua relação com o Centro Histórico, até as soluções arquitetônicas e tecnológicas aplicadas para torná-lo mais sustentável.

Sobre o arquiteto – Rezende graduou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Bennet (RJ), em 1976, e tem em seu currículo diversos projetos coorporativos, urbanísticos, residenciais e industriais. Dentre eles destaca-se o Edifício Cidade Nova, no Rio de Janeiro, que foi o primeiro certificado pelo US Greenbuilding Council como LEED Core & Shell da América Latina e o segundo fora dos EUA.

Em conjunto com sua equipe de arquitetos, urbanistas e designers, Rezende atua na definição do plano de massa até o projeto executivo, do plano de negócios do empreendimento ao planejamento corporativo da empresa, da qualificação e integração do espaço urbano público e privado até a recuperação de edifícios e sítios históricos, dos projetos de altíssima complexidade "critical facility buildings" até o pequeno detalhe de uma residência.

Toda essa dinâmica participativa permite uma compreensão das atividades de cada área da empresa para um subsequente desenvolvimento de estratégias de ocupação eficientes e sustentáveis, e é nessa ótica que o arquiteto estará abordando um dos principais investimentos, em termos imobiliários, na região.