O Eco Pólis – programa de educação ambiental mantido em parceria entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a empresa Dow Brasil – conquistou o segundo lugar no Prêmio Innovation Award 2011, concorrendo com 93 projetos inscritos pelas Unidades da Dow na Améria Latina. O resultado foi divulgado no último dia 8.

De acordo com o professor do Curso de Ciências Biológicas da Unisanta, Orlando Couto Júnior, responsável pelo Eco Pólis, o programa proporciona uma experiência de biodiversidade e sustentabilidade àqueles que buscam mudanças em suas práticas diárias. “O objetivo é mostrar que é possível existir uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta”, afirma.

Através de atividades dinâmicas e lúdicas, os visitantes aprendem a desenvolver a capacidade de interagir com a natureza e a compreender a interação que há entre os seres e o meio ambiente.

Atividades  – No Eco Pólis, os visitantes se deparam com diversas atrações como a Estação Manguezal, que inclui tanques de cultivo, nos quais são mantidos organismos típicos do manguezal, viveiro de mudas de plantas de manguezal – colocadas em garrafas PET e estocadas até que estejam prontas para o replantio-, e o museu de examplares da fauna de manguezal.

Há vários espaços temáticos, entre eles o Laboratório “Robert Hooke”, local onde os visitantes podem observar em lupas e microscópios organismos e estruturas de plantas coletadas durante o percurso pela passarela e trilha, a Biblioteca “Contos da Mata”, as Salas: Aves, Peixes, Camaleão (que apresenta um tema a cada mês), Sustentabilidade – que mostra exemplo de práticas sustentáveis -, Pesquisador; e o Espaço Oceano – um ambiente multimídia para apresentação de vídeos e palestras, além de ser um espaço onde os visitantes podem se dedicar à confecção de materiais para as atividades que o projeto proporciona.

No primeiro ano de desenvolvimento do Eco Pólis, foi ultrapassada a marca de 3 mil visitantes. “Caminhamos para um 2012 com muita energia e vontade de fazer a diferença na Educação”, comenta Júnior.

O Eco Pólis é desenvolvido em Guarujá, em área ambiental da Dow, que fica na Av. Santos Dumont, 4444. Agendamentos para visitas de escolas, grupos ou empresas podem ser feitos pelo site www.unisanta.br/ecopolis.  Informações pelo telefone 3358-8602.