O porto de Santos, principal do Brasil, será tema de seis trabalhos inscritos no Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), pela Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade Santa Cecília (Unisanta). História, planejamento urbanístico, tratamento de esgoto e políticas públicas são os assuntos discutidos nos projetos.

O planejamento urbanístico sustentável é abordado no trabalho Diretrizes para o desenvolvimento de um sistema logístico para o porto de Santos e de acessos à RMBS, cujo foco está voltado à melhoria do sistema logístico do Porto de Santos e, consecutivamente, dos acessos à Região Metropolitana da Baixada Santista.

O trabalho ainda não foi concluído, mas as pesquisas prévias mostraram que é necessário mudar a relação porto cidade da área de estudo, pois esta é uma das maiores causas de desarmonia o transporte, sejam para moradores locais, da região em que está inserido o porto, ou mesmo turistas, todos sofrem com o impacto do transporte de cargas desordenado nos acessos e no interior das cidades da região.

Os transportes também foram o tema do projeto Café, Porto e Cidade – O desenvolvimento dos meios de transporte e as atividades portuárias. O trabalho tem como objetivo analisar a relação entre o comércio do café, o porto e o desenvolvimento da cidade de Santos e região, considerando particularmente o aspecto relacionado com o desenvolvimento dos meios de transporte.

Café, Porto e Cidade foi o objeto de estudo de outros dois trabalhos: Café, Porto e Cidade – A memória do trabalhador e Café, Porto e Cidade – A tecnologia da operação portuária.

Sustentabilidade é o tema do projeto Políticas públicas para o Porto de Santos. A pesquisa visa comprender o processo de interação entre meio ambiente natural e construído em regiões portuárias para possibilitar a formulação de propostas de políticas públicas voltadas à sustentabilidade no Porto de Santos.

O saneamento na área do porto também foi abordado em um dos trabalhos. Tratamento de esgoto gerado em área portuária: estudo de caso de Santos e alternativa para otimização é o título da pesquisa que analisa o sistema de tratamento de esgotos gerados na área do Porto de Santos, administrado pela Companhia de Docas do Estado de São Paulo (CODESP). A pesquisa concluiu que é possível aumentar a eficiência do sistema de tratamento de esgoto do Porto de Santos, sem haver a necessidade do aumento de obras civis com novas áreas construídas.

A Unisanta inscreveu 21 trabalhos na área de Engenharia e Arquitetura no congresso, que será nos dias 18 e 19 de novembro, no Campus da Unisanta.