O arquiteto e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Daniel Passos Proença, apresentou e defendeu sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos, no dia 23/11, obtendo a nota máxima.

O tema da dissertação O Programa de Revitalização e Desenvolvimento da Região Central Histórica de Santos, o Alegra Centro, foi dividido em quatro capítulos: o surgimento do Centro; necessidades da conservação das cidades; os fundamentos da intervenção e a experiência da revitalização no Centro. O trabalho envolveu pesquisas e entrevistas com profissionais nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Gestão Pública.

Proença abordou a questão prática do planejamento urbano e fez uma análise da experiência do Alegra. Um dos principais pontos abordados no trabalho é o conceito de construir sem destruir no processo de renovação urbana.

Em entrevista ao Diário Oficial do dia 2/12, Proença afirmou que o trabalho foi muito importante para ele no campo de aprendizagem do planejamento urbano e, que espera que seja também uma contribuição para as ações voltadas ao desenvolvimento das cidades portuárias.