O  professor de Matemática Aplicada à Engenharia Elétrica da Universidade Santa Cecília (Unisanta),  Dr. Celso Volpe, foi homenageado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), no último dia 16 de outubro, por ter instalado, há 45 anos, nessa instituição, o curso de Matemática.

Volpe é ex-professor da Unesp e leciona há 20 anos na Universidade Santa Cecília (Unisanta), onde também atua como assessor da Pró-Reitoria Acadêmica.  É o coordenador institucional do Projeto Rondon na Unisanta e participa das operações desde 1971. Começou como professor universitário, a coordenar equipes.  A última expedição que ele comandou foi em julho, a bordo do navio hospital da Marinha Brasileira U 21 Soares Meireles, onde profissionais da área de saúde atenderam a moradores ribeirinhos do Amazonas.

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1959), graduação em Engenharia Elétrica pelo Fundação Educacional de Barretos (1982), especialização em Matemática pela Universidade de São Paulo (1960), especialização em Engenharia Elétrica pela Philips (1983), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1966) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1967).

A Unesp mantém cursos de graduação, mestrado e doutorado em Matemática, de prestígio internacional, afirma Celso Volpe.