Presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira participa de Conferência Internacional em Brasília

48

Promover o debate sobre políticas públicas e elaborar sugestões de políticas educacionais que possam impactar decisões de governos na região latino-americana e caribenha são os objetivos da Conferência Regional de Educação Superior (Cres+5), que terá a participação da educadora, psicóloga e escritora Lúcia Teixeira, Presidente da (Universidade Santa Cecília) Unisanta e do Semesp.

O evento está programado para o período de 13 a 15 de março no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), organizado pelo Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) — e pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Iesalc Unesco).

Lúcia também foi convidada para atuar em dois eventos paralelos à Conferência. O primeiro será 12 de março, das 14 às 18h30, na abertura da Pré-Conferência “CRES +5 na Perspectiva da Realcup e dos Agentes Públicos, para discutir o tema com representantes do setor privado, formuladores de políticas públicas, especialistas em ensino superior e representantes do setor público. Lúcia, como Presidente do Semesp, ocupa uma das vice-presidências da Realcup. Será no Centro Universitário do Distrito Federal.

A Realculp é uma rede de associações privadas da América Latina, que reúne representação de 13 países. O foco da rede é fortalecer o protagonismo do setor privado e demonstrar com evidências a relevância na América Latina e Caribe.

O segundo encontro paralelo da agenda está marcado para dia 15, às 9 h, quando Lúcia vai ser mediadora do Fórum de Políticas de Educação Superior, a convite da Unesco Iesalc, no painel sobre Qualidade da Educação Superior na América Latina e Caribe.

O Fórum de Políticas de Educação Superior (ForoPES) é um evento público anual onde políticos, líderes institucionais e outros intervenientes do ensino superior discutem questões-chave e desafios comuns a nível internacional.

Entre muitos temas importantes, Lúcia destaca a mesa redonda que explorará desafios e oportunidades para melhorar a qualidade no ensino superior, assunto diretamente ligado à sua gestão no Semesp. “O encontro traz debates muito atuais para o ensino superior, inclusive o painel que examinará a possibilidade de conexão entre os países para manter qualidade e padrões internacionais para o reconhecimento de diplomas estrangeiros”, comenta.

Serão abordados aspectos como: monitoramento e melhoria da qualidade dentro das instituições; supervisão em nível de sistema por agências de garantia de qualidade; qualidade no desenvolvimento de missões (ensino, pesquisa e administração); corpo docente e competências do pessoal e aprendizagem profissional; relevância do ensino superior e da investigação para as necessidades sociais e inovação na melhoria da qualidade das práticas de ensino.