O Centro de Educação a Distância (CED), da Universidade Santa Cecília (Unisanta), oferece, em 2012, os cursos Lato Sensu de Direito Educacional e A Docência do século XXI na Educação Básica,  na modalidade Educação a Distância (EaD). As aulas têm início em 3 de março e duração de 420 horas ou 18 meses cada um. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.unisanta.br/ced

Direito Educacional – O curso possibilitará aos participantes a compreensão dos modernos conceitos, fundamentos e práticas administrativas, munindo-os juridicamente para a resolução de conflitos educativos.

As constantes solicitações do Ministério da Educação e o crescente número de demandas judiciais envolvendo relações de ensino são alertas aos operadores das instituições para conhecer o Direito Educacional, com o objetivo de nortear os procedimentos administrativos e pedagógicos, conferindo-lhes a necessária segurança jurídica.

Os participantes aprenderão sobre os fundamentos do Direito Educacional; discutirão sobre a legislação educacional e as medidas judiciais e administrativas aplicáveis à prestação de serviços educacionais; além do aperfeiçoamento dos profissionais que atuam em instituições de ensino públicas ou privadas e outros interessados nos inúmeros desafios enfrentados pelas instituições de ensino no País.

O curso é destinado a pedagogos, professores de Educação Básica e Superior, gestores, coordenadores, supervisores, secretários de escola,; dirigentes de Ensino que se interessem pela legislação dos cursos em vigor e demais profissionais interessados em atuar ou ampliar seus conhecimentos na área em que sejam portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecido pelo MEC.

Fazem parte das disciplinas: Introdução ao Direito Educacional;

Legislação Educacional do Ensino Fundamental, Médio, Superior e de Educação a Distância; Direito do Consumidor em Educação; Direito Empresarial aplicado à Educação; Direito Educacional nos Tribunais e Metodologia do Trabalho Científico.

Docência do século XXI na Educação Básica  – tem como objetivo desenvolver nos educadores uma visão humanista no exercício de suas ações, “de forma ética, justa, solidária e pacífica”. Com isso, protagonizar a transformação efetiva da educação básica brasileira, buscando a adesão de profissionais da área ou não “para causas pertinentes à sociedade do conhecimento em que as interações interpessoais sustentem ações de uma coletividade cidadã.”

Podem participar professores, educadores, profissionais da Educação, de gestão pública, jornalistas e todos os interessados no processo educacional. Entre as disciplinas a serem abordadas estão: Fundamentos do Ensino a Distância; Metodologia da Pesquisa Científica; Pedagogia de Projetos para a Resolução de Problemas; Interdisciplinaridade: Rede para a Resolução de Problemas; Proposta Epistemológica para Autonomia e Cidadania, e A Transformação do Mundo e a Mudança na Avaliação.