Um portal na Internet vai mostrar a experiência de professores e alunos de escolas públicas e privadas com o Projeto Pedagógico do livro Tudo é possível – a incrível viagem no tempo, de Lúcia Maria Teixeira Furlani. Outras ampliações do Projeto foram anunciadas pela autora nesta quarta-feira (20/6), durante a capacitação de 140 professores: uma parceria com o Jornal Escola de A Tribuna e a divulgação, em âmbito nacional, pela TV Educativa do Rio de Janeiro (TVE), da qual a Santa Cecília TV é afiliada.

O projeto objetiva estimular a criatividade dos alunos e professores, para que não se limitem a uma leitura passiva do livro. As folhas de cadernos estendidas em varais, na Galeria de Arte Santa Cecília, mostraram a recriação de episódios do livro, feita pelos alunos da professora Ana Maria Pereira, da Escola Estadual Pastor Alberto Augusto. Ela escolheu o encontro em que Lucas procura – e consegue – afastar a tristeza de Santos Dumont, naquele momento, diante do uso de aviões para a guerra.

Os efeitos positivos da invenção de Dumont foram mostrados pelas crianças, que também criaram e dramatizaram novos diálogos. Os professores presentes foram estimulados a criar propostas de aprendizagem, a partir do mesmo episódio, pela professora Ana Maria, colaboradora e capacitadora do Projeto Pedagógico.

Cada aventura do menino pode gerar atividades interdisciplinares lúdicas, passeios, grupos de pesquisas, novos contadores de histórias, exposições e até a produção de um livro com os episódios criados pelos alunos. “Este livro me cativou como leitora e como professora. Quando li, em março, eu mesma apliquei algumas atividades”.

“A proposta é a educação dos sentidos, o incentivo para a arte, a literatura e a imaginação”, explicou Lúcia, ressaltando o papel dos professores como agentes de transformação.

O Projeto Pedagógico sugere diversas intervenções a partir do livro Tudo é possível – a incrível viagem no tempo. O módulo Piratas à Vista, por exemplo, propõe noções de coordenadas geográficas, conhecimentos matemáticos e de Física.

O livro, em segunda edição, já está sendo adotado em diversas escolas do País, interessadas em divulgar personagens, locais e fatos reais da História do Brasil, tendo como cenário a Baixada Santista. O diretor da Escola Estadual Armando Vitório Bei, de São Vicente, é um dos que anunciou a adoção do Projeto.

A proposta de Lúcia Maria Teixeira Furlani é de que a leitura se desdobre em diversas e interessantes atividades interdisciplinares, de forma dinâmica e prazerosa. O Roteiro de Apoio propõe também um mergulho na História, na Geografia, nas Artes, nas lendas e no turismo da Baixada Santista.

O nome do projeto é Nossa História, nossa gente; tem como Temas Transversais (complementares) Meio Ambiente e Cidadania. Há um destaque especial para releitura das obras de Benedicto Calixto e pesquisas sobre José Bonifácio, “um homem de muita sabedoria”.

“Apesar de todos os concursos públicos para professores inserirem em seus programas questões relativas à história da Baixada Santista, a quantidade de material sobre o assunto ainda é insuficiente, o que transforma o livro em recurso didático para alunos, professores e todos que se interessam pela nossa História”, explica a autora.

“Tudo é possível pretende tirar o leitor (de qualquer idade) da passividade confortável e inseri-lo no espaço dos desafios, da aventura”, explica a autora.

A escritora convida os educadores a criar e sugerir outras atividades pedagógicas que possam ser realizadas a partir do livro, pelo e-mail lucia@unisanta.br

SOBRE A AUTORA

LÚCIA MARIA TEIXEIRA FURLANI, Doutora e Mestre em Psicologia da Educação, Psicóloga e Educadora, é Diretora-Presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, que mantém a UNISANTA – Universidade Santa Cecília – e o Colégio Santa Cecília. Preside também o Santos e Região Convention & Visitors Bureau, é Diretora e Delegada Regional do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo e Diretora do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas, entre outros cargos relevantes.

É escritora premiada, de diversos livros, como Autoridade do Professor: Meta, Mito ou Nada Disso? , Fruto Proibido – Um Olhar sobre a Mulher, Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo, A Claridade da Noite – Os Alunos do Ensino Superior Noturno, Croquis de Pagu, Relações Interpessoais na Formação de Professores, entre outros nas áreas de Psicologia e Educação.