Palestra sobre doação de órgãos será promovida pela Prefeitura de Santos no curso de Psicologia Unisanta, dia 13/09

61

No próximo dia 13 de setembro, os alunos do curso de Psicologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participarão de uma palestra sobre doação de órgãos, integrada ao mês dedicado à conscientização sobre o tema, o Setembro Verde. O evento ocorrerá no Consistório da instituição em dois horários: às 8h30 e às 19h.

No período da manhã, a conversa contará a presença de Danielle Caliani, enfermeira e chefe da Seção de Captação e Transporte de Órgãos e Tecidos (SECAPT), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Santos. Já à noite, a palestra ficará a cargo da equipe da SECAPT.

A conversa, organizada pela professora Roseane Cordeiro, responsável pela disciplina “Desenvolvimento 4: Cuidados Paliativos, Morte e Suicídio”, se alinha ao conteúdo abordado nas aulas, incluindo a bioética e o limite da manipulação do corpo humano.

Segundo a docente, a escolha do tema reflete a necessidade de discutir assuntos relacionados à morte e ao luto. “A questão da doação de órgãos é um tema importante e são poucos, ainda hoje, inclusive nas escolas de medicina, que debatem”, explica Roseane.

O objetivo da palestra é sensibilizar os alunos para a importância de tratar a morte de maneira mais humana e compreensiva, enfatizando que a assistência não se limita à doença, mas se estende ao cuidado integral do paciente e sua família. “A gente precisa habilitar os profissionais de saúde a conversarem sobre a morte, ensiná-los a como informar isso para uma família, suportar as reações emocionais que cada pessoa, cada família vai demonstrar ao ser informado por algo muito indesejado e isso a gente aprende na universidade ”, acrescenta a professora.

O bate-papo busca aproximar os alunos de assuntos fundamentais para a saúde pública. “Eles poderão fazer perguntas e observar, a partir dos casos clínicos de atendimentos na vida real, um paciente que estava tudo bem e de repente acontece um acidente, e todas as expectativas daquela família são transformadas”, finaliza.

Saiba mais sobre o Setembro Verde:

O Setembro Verde é uma campanha de conscientização sobre a doação de órgãos no Brasil, com o objetivo de aumentar o número de doadores e diminuir a fila de espera, que, em 2023, ultrapassou 65 mil pessoas.