O Programa de Incentivo à Leitura da Universidade Santa Cecília (Proler-BS/UNISANTA) realizou, na manhã desta quinta-feira (3/04), mais uma oficina do curso Bibliotecando com o Proler. O tema Como organizar uma biblioteca sem um bibliotecário ficou a cargo da professora e bibliotecária Maria Angélica Suzuki e teve a presença de aproximadamente 40 professores e profissionais da área.
Além de como organizar uma biblioteca, foram discutidos meios para atrair os alunos para o local, uma vez que a internet domina a atenção da maioria. “Não sou contra computador, pelo contrário. Acredito que as bibliotecas devem acompanhar as novas tendências e tecnologias, mas computador é complemento e não fonte única de pesquisa”, disse Maria Angélica Suzuki. A bibliotecária ressaltou ainda a importância de uma hemeroteca. “Toda biblioteca deve ter uma minihemeroteca. Pesquisa em arquivo e principalmente periódicos são sempre importantes”, lembrou.
Para a bibliotecária Angélica Santos, a idéia de que biblioteca é apenas um lugar de silêncio e monótono pode ser desmistificada aos poucos. “Devemos incentivar ações culturais, promover oficinas e encontros de leitura. Isto trará os estudantes para o ambiente e fará com que comecem a andar sozinhos, já que, em geral, muitos precisam de ajuda para buscar livros específicos”.
Durante a oficina, foram mostradas alternativas para a composição do acervo, com trabalhos de aquisição e organização do material. Termos técnicos e criatividade foram mesclados para que, mesmo com poucos recursos, os profissionais consigam organizar bibliotecas e resgatar a importância da pesquisa.