O Prof. João Barros acredita que muita informação dificulta a concentração e,  num mundo veloz e povoado por respostas nem sempre certas, mas disponíveis, praticar algum esporte pode ser útil para melhorar a concentração e o foco das pessoas. A reportagem saiu na ATRevista.

O professor, psicólogo, mestre e diretor da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade Santa Cecília (Fefesp – Unisanta), João Barros,  explicou,  em matéria da AT Revista, a possibilidade de se utilizar a prática de esportes para desenvolver e melhorar a concentração e o foco no  trabalho e do dia a dia.

Na matéria de quatro páginas publicada na editoria Comportamento, na edição do último domingo (22) da  revista, o psicólogo revela que a definição dos objetivos é um dos pontos mais difíceis de trabalhar na psicologia esportiva. Segundo o professor, a definição do que se pretende e dos resultados que se deseja alcançar deve ser clara e determinação e motivação são combustíveis para se manter o foco até alcançar o objetivo.

De acordo com o professor, vivemos num mundo de respostas rápidas, superficial e cheio de distrações, com o celular passando a ser o terceiro braço no corpo humano. “Muita informação dificulta a concentração. Se temos as respostas à mão, por que deveríamos perder tempo e energia psíquica com grandes concentrações?”.

“Como isso é incompatível com um mundo veloz e povoado por respostas nem sempre certas, mas disponíveis, praticar algum esporte pode ser útil. Vai ensinar que resultado é fruto de mudança de comportamento. E que não existe vitória ou produtividade sem um mínimo de objetivos claros, caminhos a serem percorridos, escolhas e renúncias, preços a pagar por essas escolhas, foco, determinação e resiliência. Ter vitórias é consequência”.