Santos – A criação do Programa Segundo Tempo, em Santos, que atenderá a cerca de 5 mil crianças em 25 escolas municipais da cidade, foi oficializada pelo ministro do Esporte, Agnelo Santos Queiroz Filho, neste sábado (14), após receber a medalha de Mérito Comunitário da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), no Espaço Cultural da Instituição. A condecoração foi entregue pela Reitora e pela Presidente da Universidade, profªs drªs Sílvia Teixeira Penteado e Lúcia Maria Teixeira Furlani, que também é vice-presidente do Santos e Região, Convention & Visitors Bureau.
O ministro esteve no Complexo Educacional Santa Cecília, onde foi homenageado pela direção, por atletas e por universitários. Em seguida, entregou medalhas aos vencedores dos XXII Jogos UNISANTA, na área da natação. Queiroz Filho cumprimentou a UNISANTA por sua atuação na área do ensino, da pesquisa e do esporte. O Chanceler da Universidade, dr. Milton Teixeira, abriu a cerimônia. A dra. Lúcia lembrou que a Universidade também está empenhada em trazer qualidade de vida aos alunos. “O senhor também é médico e aprendeu que é impossível cuidar dos olhos sem cuidar da cabeça, cuidar da cabeça separado do corpo, e do corpo separado da mente”.
O dr. Marcelo Teixeira, Pró-Reitor Administrativo e presidente do Santos Futebol Clube, mencionou as ações da Universidade e de todos os brasileiros idealistas, que estão dispostos a mudar a situação de exclusão no País. Teixeira enumerou as atividades do Ministério para atender ao setor, como o Programa Segundo Tempo, a mudança dos Estatutos do Esporte e medidas para permitir a sobrevivência de médios e pequenos clubes, que passam por dificuldades financeiras.

Medidas – A importância do esporte para a saúde e para o desenvolvimento econômico e social foi enfatizada pelo Ministro. O Programa Segundo Tempo beneficiará, no País, cerca de um milhão de crianças de 800 municípios, com atividades complementares ao currículo, além de reforço escolar e alimentar. Outros projetos importantes são o Bolsa Esporte, que distribuirá as primeiras bolsas em junho (R$ 300,00 mensais para estudantes e R$ 2.500,00 para atletas olímpicos e paraolímpicos), e o programa científico de descoberta de talentos. Neste ano serão examinados 500 mil estudantes. No ano passado, entre 10 mil alunos, foram descobertos 4.200 talentos, nas mais variadas modalidades esportivas.
Estiveram presentes o Secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, André Arantes, as deputadas federais Telma de Souza e Mariângela Duarte, a secretária municipal de Esporte, Gilmara Guerissi Cardoso, o secretário de Cultura Carlos Pinto, o presidente da Federação Paulista de Voleibol, Renato Pêra, o presidente do Sindafebol e ex-presidente do Palmeiras, Mustafá Conturci, o vice-presidente do Santos FC, Norberto Moreira da Silva, os vereadores José Alberto da Silva, de São Vicente e Gervásio Paz Folha, de São Bernardo do Campo, o presidente do Conselho Deliberativo do Santos, José da Costa Teixeira; o presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Oswaldo Bolívar de Souza Pinto; Nilza Pirilo Teixeira, fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília e o representante do Cel. Pm. João Leonardo Mele, ten. Alan Marques Bueno, do CPI 6.