Profissionais que atuam direta ou indiretamente no Porto de Santos, além de futuros candidatos às diversas funções existentes no complexo portuário, formam o público-alvo do curso de Pós-Graduação – MBA em Gestão Ambiental Portuária, que está com inscrições abertas para a 2ª turma, com início em agosto deste ano.

A promoção é da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) em parceria com a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e outras instituições da região.

Porto Integral – O curso faz parte do programa Porto Integral, criado pela Codesp, e visa atender à necessidade de formação e aperfeiçoamento de recursos humanos direcionados às atividades portuárias, bem como desenvolver e incorporar novas tecnologias e pesquisas.

A idéia é criar um Centro Latino-Americano de Formação em Atividades Portuárias, semelhante aos órgãos existentes em portos como Roterdã (Holanda) e Antuérpia (Bélgica).

MBA – O curso de Pós-Graduação – MBA em Gestão Ambiental Portuária terá aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30, no Centro de Treinamento da Codesp.

Entre os temas abordados no curso estão: Gestão e Planejamento em sistemas portuários; O porto e os ecossistemas; Caracterização da estrutura portuária; Operações portuárias; Modernização portuária; Controle e fiscalização portuária; Poluição portuária – origem e características; Planejamento, uso e ocupação do espaço portuário; Legislação ambiental; Saneamento ambiental no porto; Gerenciamento de riscos; Administração ambiental portuária; Certificações e normas ambientais; Sistema de gestão integrada; Ecoeficiência empresarial; Responsabilidade social e educação ambiental; Auditoria ambiental.

Inscrições e informações na Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNISANTA, que fica na Rua Cesário Mota, 20, ou pelos telefones (13) 3202-7104 e (13) 3202-7114 ou pelo e-mail posgraduacao@unisanta.br. Pré-inscrições pelo site www.unisanta.br/posgraduacao. Interessados podem obter linha especial de crédito com a Caixa Econômica Federal para realizar o curso.