Lúcia Teixeira eleita para segundo mandato no Semesp

89

Por unanimidade, a educadora, escritora e psicóloga terá mais quatro anos pela frente com muitos desafios para a educação superior do Brasil. A posse da nova Diretoria será realizada dia 25 de março, no PHD Rooftop, em São Paulo.

Lúcia Teixeira, reeleita por unanimidade para segundo mandato como presidente do Semesp, vota na sede da entidade

Lutar pela qualidade da educação brasileira e pelo acesso dos jovens ao ensino superior são desafios muito presentes na vida da educadora Lúcia Teixeira, que foi eleita por unanimidade para um novo mandato para o triênio 2024-2027, junto com a nova Diretoria e o novo Conselho Fiscal da entidade. Presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos, Lúcia há anos tem familiaridade e muita experiência no setor.

Para ela, as conquistas do primeiro mandato reforçam um trabalho de equipe: “Quero agradecer a todos e todas pela expressiva participação nesta eleição de uma chapa única de consenso, que representa a união de todos os associados de diferentes portes em torno do objetivo de consolidar as conquistas obtidas pelo Semesp no período atual e projetar o futuro da entidade”.

Cada vez mais, o Semesp é referência no segmento do ensino superior do país e figura como principal centro de produção de conhecimento, importante criador de estratégias de políticas públicas para a educação superior brasileira e reconhecido formulador de novos conceitos para a prática acadêmica.

Lúcia comenta que ela considera essencial manter a administração participativa, que representa a diversidade e pujança de nossas associadas, e profissionalizada, que oferece às IES associadas uma prestação de serviços abrangente e eficaz.

Com tantas dificuldades envolvendo o ensino superior, Lúcia sabe que há muito por fazer ainda: “Vamos manter uma diversificada agenda de reuniões com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Educação (CNE) e outros organismos governamentais, além do Congresso Nacional, para apresentação de proposituras de políticas públicas e encaminhamento de propostas e sugestões para aperfeiçoamento das decisões administrativas e legais que envolvem o setor. Para isso, contamos com a participação ativa de representantes da entidade em consultas públicas e a elaboração de estudos e pesquisas relevantes sobre as principais questões da educação superior, principalmente na questão de ampliar os mecanismos de acesso ao ensino superior”.

No radar da nova diretoria, está a valorização da tecnologia em todas as áreas: “O Semesp é o maior hub de Redes de Cooperação Educacional do Brasil. A inovação constante é nossa meta, permitindo sinergia, interação e troca de conhecimentos entre IES de todo o país”, completou.

Confira a composição da nova Diretoria e do Conselho Fiscal:

Presidente: Lúcia Maria Teixeira

1º Vice-Presidente: Thiago Rodrigues Pêgas