Viva Mulher Capoeira: Evento Celebração da Mulher e da Capoeira na Unisanta

63

No sábado, dia 09 de março, a partir das 9h30, a Quadra Anexo A será o palco do evento Viva Mulher Capoeira. Idealizado pelo Núcleo Feminino do Projeto Capoeira Escola, em parceria com a Unisanta, este evento tem como objetivo celebrar a mulher, promover a equidade social e utilizar a capoeira como ferramenta de inclusão e valorização.

O Viva Mulher Capoeira não é apenas um evento para mulheres, mas sim um convite  aberto a todos da comunidade. O ingresso para participação é simples: um produto de higiene pessoal, que será doado para a base da Associação Beneficente de Atendimento para Pessoas com Deficiência e Assistência Social (Abapdas).

O planejamento do evento é amplo e inclusivo, com atividades que abrangem desde dinâmicas de relaxamento a aulas de capoeira e dança circular, adaptadas para diferentes públicos. Confira a programação:

Início – Dinâmica de Relaxamento, Escuta e Performance Narrativa – Musicoterapeuta Ariane

Os participantes serão orientados a se sentar em roda, silenciar e direcionar a atenção aos sons ao redor, gradativamente aumentando a percepção dos sons corporais e da própria respiração.

Em seguida, serão narradas poesias de cordel com fundo sonoro musical, com fundo sonoro musical em referência ao texto.

2.ª Parte – Roda de Conversa

Momento dedicado a destacar e valorizar as mulheres que influenciam positivamente dentro e fora da roda de capoeira, incluindo mães, avós e participantes do projeto Capoeira Escola.

Fala especial de Roseli e de alguma participante graduada, compartilhando suas experiências e visões sobre a valorização da mulher na sociedade.

3.ª Parte – Movimento

Aula com elementos de capoeira e dança circular com o tema Ginga

Fechamento

O Viva Mulher Capoeira é uma iniciativa com o apoio direto do Mestre Márcio e do Núcleo Feminino do Projeto Capoeira Escola, que visa fortalecer os laços comunitários, promover a equidade de gênero e valorizar a cultura da capoeira como instrumento de transformação social.