A escritora e diretora-presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Lúcia Maria Teixeira Furlani, participará da 7ª edição da Feira Nacional do Livro da Baixada Santista (Fenalba), nesta sexta-feira, dia 14, às 19h.

Convidada a participar da mesa-redonda "Como formar novos leitores", Lúcia fará explanações de suas mais recentes obras, os livros infanto-juvenis “Tudo é Possível” e “O Segredo da Longa Vida”, este último em homenagem aos 100 anos de Imigração Japonesa, que é o tema em destaque da feira este ano.

Também participarão do bate papo sobre a formação de novos leitores os intelectuais Flávio Amoreira, Gilberto Mendes e Luiz Cancelo. O mediador da mesa-redonda será o jornalista Alessandro Atanes.

A Fenalba começou hoje, dia 12, no Mendes Convention Center, será a maior até agora realizada: 120 expositores de todo o país, 38 mil títulos à venda, presença de 30 instituições de ensino da região, café literário com participação de personalidades conhecidas, congresso de educadores, manifestações artísticas e culturais e a expectativa de atrair 60 mil pessoas até domingo, dia 16. Serão cinco dias de atividades.

Sobre a autora – Lúcia Maria Teixeira Furlani é santista, Doutora e Mestre em Psicologia da Educação e escritora premiada. Seus livros infantis Tudo É Possível – Incrível Viagem no Tempo e O Segredo da Longa Vida (o primeiro infantil brasileiro traduzido para o japonês), adotados por escolas em todo País, disseminam o inovador Projeto Pedagógico Nossa Terra, Nossa Gente.

A diretora-presidente da Unisanta também é autora de Autoridade do Professor – Meta, Mito ou Nada Disso, Fruto Proibido – Um olhar Sobre a Mulher, Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo, A Claridade da Noite, entre outros.

Recebeu o Prêmio Jorge Amado, do 28º Festival Internacional de Cinema da Bahia, por sua obra (livro e filme) sobre Pagu, tema no qual é referência no País e no exterior. Suas pesquisas sobre o Ensino Superior embasaram o atual Plano Nacional de Educação e incorporadas como metas a serem alcançadas pelo Brasil até 2010. Recebeu vários prêmios de importância nacional.

É também Presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau e Diretora do Semesp – Sindicato das Entidades de Ensino Superior do Estado de São Paulo, entre outros cargos relevantes, além de acadêmica – Academia Santista de Letras, Academia Feminina de Ciências, Letras e Artes de Santos e Instituto Histórico e Geográfico de Santos.