Instituição realiza programação especial, dia 16 de abril, com inauguração de novo equipamento tecnológico

O Lar das Moças Cegas (LMC), Centro de Educação e Reabilitação para Deficientes Visuais, celebra 72 anos de fundação no dia 18 de abril. Referência no país, a instituição comemorará seu aniversário no dia 16, quinta-feira. Entre as atividades realizadas, haverá a inauguração do Scanner de Voz e da Linha Braille.

Pela manhã, às 10h, o café da manhã “Cinco Estrelas” será oferecido aos alunos, voluntários e colaboradores da organização. O grande cerimonial de comemoração ocorrerá às 20h. A oradora da noite será a Profa. Dra. Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e presidente da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, e seu discurso terá como tema “O dom da vida e a arte de amar”. Trata-se de uma solenidade para 500 convidados.

Inaugurações

Neste último ano, o Lar das Moças Cegas passou por muitas modificações. Novas atividades implantadas pela equipe tecnopedagógica, como a EJA Digital, a Prática Educacional Alternativa, a Sala de Jogos Pedagógicos e a ampliação do Salão de Festas Mário Simões Lopes, estão entre as novidades. Na ocasião será inaugurado o Scanner de Voz e a Linha Braille.

Conectado ao computador, o Scanner de Voz permite escanear documentos impressos e reproduzir com o sintetizador de voz o texto digitalizado pelo software de OCR. Com ele, o deficiente visual pode ouvir a leitura do conteúdo de uma conta de luz, por exemplo, ou de um carnê escolar, ou um contrato de aluguel. O dispositivo escaneia o documento, faz a leitura e ainda produz um arquivo de som com a leitura feita, caso o usuário assim o deseje.

Já o display Braille, também conhecido como Linha Braille, é um dispositivo de saída de computador que exibe dinamicamente em Braille a informação da tela. Trabalha em sincronia com um software leitor de tela, que seleciona os textos e os traduz para o Braille. Seu sistema eletromecânico movimenta pinos dispostos verticalmente para representar múltiplas celas Braille, permitindo ao utilizador a leitura tátil das informações exibidas. É importante para pessoas com cegueira que precisam de um maior controle sobre a ortografia de textos, o layout de um documento ou um complemento à voz sintetizada para ter maior rapidez na leitura da tela. É como se fosse um teclado, mais longo, só que em invés de teclas faz surgir os pontos de Braille, em relevo, para que o usuário possa ler com seus dedos, simultaneamente, o conteúdo mostrado na tela do computador.

Atividades do LMC

Atualmente, o Lar das Moças Cegas atende cerca de 200 deficientes visuais de todas as idades. A instituição conta com 80 voluntários e 134 colaboradores e proporciona diversos serviços. Na área de Reabilitação, há a intervenção precoce, o acompanhamento educacional, atividades esportivas e artísticas, cursos de capacitação profissional e atendimento terapêutico, proporcionando autonomia, independência e socialização aos deficientes visuais. No setor da Baixa Visão, são oferecidos atendimentos oftalmológico, psicológico, pedagógico e social, além de tecnologia oftálmica.

O LMC é a primeira instituição para deficientes visuais, no Brasil, certificada com o Selo de Qualidade ISO 9001:2008.

A instituição possui três unidades: a Sede Administrativa e de atendimento, na Av. Ana Costa, nº 198, o Centro Aquático “Carlos Inocêncio Gomes”, Rua Pará, n° 47, e o “Sítio Paraíso”, em Pedro de Toledo, no Vale do Ribeira. Informações pelo telefone: (13) 3226 2760.

Texto: Bruna Corralo – Assessora de Imprensa / Lar das Moças Cegas