Ele alcançou  o título máximo no individual e como técnico, e é o único atleta brasileiro a ser campeão em duas, das três Confederações Mundiais de Karatê.

Docente da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o Prof. Jefferson Lopes sagrou-se campeão mundial master no 2º Mundial da IKU – International Karate Union, em parceria com a Confederação Nacional do Esporte de Caratê (CNKEI). A competição foi realizada no último final de semana, em Foz do Iguaçu.

Aos 45 anos, o atleta foi o vencedor da categoria 41 a 45 anos e ainda ajudou o Brasil nas equipes master e de revezamento, totalizando três medalhas de ouro. Lopes conquistou ainda o título de técnico campeão geral. A equipe brasileira obteve 18 medalhas no Mundial.

Com os resultados, Jefferson Lopes alcança o título máximo no individual e como técnico, e é o único atleta brasileiro a ser campeão em duas, das três Confederações Mundiais de Caratê. “Agora fica o sonho do circuito olímpico que poderá vir, em 2016, no Master Games Olimpics, na Austrália”, afirmou o karateca.

O Mundial contou com a presença de 39 países e mais de 300 atletas que disputaram as categorias master e sênior, nas modalidades kata e kumite, individual e por equipes.

Comitê Olímpico – Jefferson foi aprovado no processo olímpico de treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na modalidade Lutas. Ele cursa um MBA com duração de dois anos, no segmento Formação de Talentos Esportivos. Serão realizados oito módulos presenciais desse curso, de 2013 a 2015.  Nas próximas semanas, o carateca estará no Rio de janeiro, onde fará o 3º módulo do curso.

Currículo – Como atleta, além de campeão mundial, Jefferson conquistou os títulos de bi-vice-campeão Mundial (1997/2005);  bi-campeão pan-americano (2006/2008); campeão sul-americano;  decano campeão brasileiro, entre outros. Atuando como técnico, Jefferson acumula os títulos de bi-campeão do mundo – WUKO (2005) IKU (2014); campeão pan-americano;  campeão brasileiro e paulista, entre outros.

Como docente, ele ministra as disciplinas de Didática da Educação Física e Lutas e Treinamento, na Fefesp-Unisanta.