A Educação Musical nas escolas está entre os assuntos a serem debatidos na IX Jornada de Educação da Faculdade de Pedagogia da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Com o tema central Educação e Cidadania, o evento será realizado dias 8 e 10 de agosto, no Consistório da Universidade.

De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), nos próximos dez anos a Educação Musical deverá ser incorporada à estrutura curricular do Ensino Fundamental. A doutora em Educação Musical da Wright State University, Márcia Ostergren Baits, ministrará palestra sobre Educação Musical, na segunda-feira, dia 8, às 19h30.

Márcia é autora do livro A Nova Descoberta de Princípios Musicais. Foi reconhecida como Quem é Quem na América entre educadores profissionais em 2002 e recebeu o prêmio Sopa de Pedra, das Escolas Públicas Dayton. É formada como pianista concertista no Birmingham Southern College e lecionou música em escolas do Brasil, Estados Unidos e Bélgica.

Programação: O diretor da Faculdade de Pedagogia da Unisanta, Prof. Dr. Fábio Giordano, fará a abertura da Jornada, no dia 8 de agosto, segunda-feira, às 8 horas, no Consistório da Universidade. Às 8h15, será ministrada a palestra Relação criança, professor e escola na Educação Infantil, a cargo da especialista em Alfabetização e Letramento da Unisanta, pedagoga e professora do Colégio Santa Cecília, Vera Lúcia dos Santos Lopes.

Cinema: estratégia para aquisição do conhecimento e desenvolvimento da linguagem será o tema abordado pela especialista em Alfabetização e Letramento da Unisanta e professora de Letras, Marcia Maria dos Santos Neves.

Às 19 horas, o Prof. Dr. Fábio Giordano saúda os participantes do período noturno. Às 19h30, será realizada a palestra Educação Musical na Escola, a cargo da doutora em Educação Musical da Wright State University, Márcia Ostergren Baits.

No dia 10 de agosto, a coordenadora das Bibliotecas da Unisanta, Ana Maria Racioppi Silveira, falará sobre Biblioteca Virtual, às 8h e às 19 horas. Às 10 horas haverá a palestra Cidadania e Medida Sócio-Educativa (Educação Não-Formal), com a psicóloga, pedagoga clínica e institucional, Veruscka Michelle Ribeiro Rocha. A palestrante possui vivência no Programa de Liberdade Assistida de Serviços à Comunidade no Município de Maceió, Alagoas.

O Coordenador Pedagógico e a capacitação do docente: despertando o Akpalô será o tema abordado, às 21 horas, pela especialista em Coordenação Pedagógica e Pedagoga, Carla Bastos Alves.

A IX Jornada de Educação da Faculdade de Pedagogia é organizada pelo diretor, Prof. Dr. Fábio Giordano; pela coordenadora, Profª. Ms. Maria Cristina Pereira Alves, e pelas professoras Ms. Irene da Silva Coelho, Luci Mara da Silva Lundin e Simone Senger Gonçalves Silva.