Colaborador: Rafael Souza

Durante os dias 21 e 24 de novembro acontecerá o IV Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, a ser realizado pela Fundacentro na Universidade Santa Cecília (Unisanta), com apoio da Universidade. Um dos objetivos é promover, no âmbito da segurança e saúde no trabalho portuário e aquaviário, o intercâmbio de informações técnicas e experiências entre trabalhadores, empregadores e governo.

“Nós temos, no Brasil, uma atividade portuária muito importante, e nós tivemos vários portos na costa brasileira que passaram por um processo de modernização. Mas essa modernização nem sempre acompanhou a melhoria das condições de trabalho”, explica o explica o diretor-técnico da Fundacentro e coordenador da Comissão Executiva do Congresso, Robson Spinelli.

Segundo ele, a discussão em torno do tema já vem numa fase crescente no sentido de agregar o conteúdo de discussão sobre condições de trabalho do trabalhador portuário e aquaviário. O congresso visa analisar de forma crítica as condições de trabalho desses trabalhadores discutir quais são as demandas existentes e quais são os problemas enfrentados.

“A parceria com a Universidade traz para nós um elemento chave, que é a construção do conhecimento, de forma acadêmica e através de pesquisas. Então, a Unisanta, com certeza, vai contribuir com esse incremento às pesquisas já existentes e com o estímulo a novos estudos”, completa Robson Spinelli.

Público alvo e inscrições – O evento é destinado principalmente a trabalhadores membros de comissões de prevenção de acidentes, profissionais de SST, professores, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que tenham interesse nos temas abordados pelo congresso.

A Comissão Técnica selecionará os trabalhos baseados nos critérios: estar de acordo com as normas apresentadas no site e no impresso; apresentar-se inserido ao Tema Livre escolhido. Se o evento não conseguir suportar a quantidade de trabalhos que atendam aos critérios, serão classificados de acordo com o grau de inovação, relevância e aplicabilidade.

A Fundacentro, vinculada ao Ministério do Trabalho, tem como objetivo principal tentar garantir essas condições de trabalho através de pesquisas e produção de conhecimento nessa área.

As inscrições, até 9 de setembro, podem ser feitas pelo email congressoportaqua2016@fundacentro.gov.br ou através do correio, endereçado à FUNDACENTRO, na Rua Capote Valente, 710 – Pinheiros CEP 05409-002 – São Paulo, SP.

Os autores precisam optar pela apresentação nas modalidades: Oral, Pôster, Vídeo ou Power Point, de acordo com suas respectivas instruções listadas aqui. Os trabalhos devem ser relacionados aos temas livres propostos, como Organização e Relações de Trabalho e Segurança com Máquinas e Equipamentos.

O Congresso será realizado no auditório da Unisanta, na Rua Cesário Mota, nº 08 – Bloco E, 4º andar, no bairro do Boqueirão em Santos, de 21 a 24 de novembro, das 8h30 às 19h.

Mais informações pelo telefone (11) 3066-6094/ 3066-6116, pelo email congressoportaqua2016@fundacentro.gov.br, pela página do evento no site da organização http://www.fundacentro.gov.br/cursos-e-eventos/detalhe-do-evento/2016/11/iv-congresso-nacional-de-seguranca-e-saude