De 12 vagas disponíveis, dez são de acadêmicos formados pela instituição. Durante a especialização, os profissionais atuarão nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e no Centro de Especialidades (CEO)

Dez profissionais formados pela Faculdade de Odontologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foram aprovados no concurso de Especialização de Residência Multiprofissional Estratégia da Saúde da Família e Comunidade, realizado pela prefeitura de Praia Grande. Ao todo, estavam disponíveis doze vagas para a especialização.

Uma das aprovadas, a ex-aluna Gabriela Zabeu de Almeida Simões, formada em dezembro de 2018, explica que a residência de dois anos é remunerada e, após sua finalização, os profissionais sairão com o título de especialista em estratégia da saúde da família.

“Nós atuaremos nas Unidades de Saúde da Família (Usafas), fazendo atendimentos de clínico geral e também no Centro de Especialidades (CEO), além de ficar um tempo na parte de gestão”, comenta Gabriela. Junto à residência, os participantes terão aulas no período da noite, provas e trabalhos.

A seleção – No processo seletivo, os profissionais passaram por uma prova com 40 questões alternativas.  Gabriela lembra que nunca havia prestado concurso, mas que os ensinamentos obtidos na Faculdade de Odontologia a ajudaram na hora do questionário. “Como a prova era mais focada em estratégia da família, a matéria de saúde coletiva que eu tive durante o curso ajudou bastante”, ressalta. Após a formatura, a dentista trabalhou em duas clínicas, onde atuava como clínica geral e fazia atendimento infantil.

Além de Gabriela, o concurso teve aprovação de mais nove ex-alunos da Unisanta. São eles: Mariana Queiroz; Felipe Reis; Lana Nery; Priscilla Sanches; Bianca Chiazza; Gabriela Melo; Agnes Godoy; Maria Pia e Stephany Sakamoto.