O segundo dia da 8ª edição do Encontro Anual do Proler/BS/UNISANTA (Programa Nacional de Incentivo a Leitura/Núcleo BaixadaSantista/ Universidade Santa Cecília) começou nesta sexta-feira (30/9), às 8h30, no auditório da UNISANTA, com a apresentação de Projetos de Leitura da Baixada Santista.

As 22 escolas que se destacaram na região com os projetos de leitura mostraram seus trabalhos em dez minutos de apresentação. Cada instituição escolheu a melhor maneira de apresentar, algumas optaram em utilizar recursos visuais como vídeos, fotos e slides.

Para a profª da EMEI Bahia, Cenalia Alonso Morgado, de Cubatão, que apresentou o trabalho Convivendo a aprendendo com a leitura, o evento é uma forma de incentivo: “esse evento do Proler é o um reconhecimento do nosso trabalho. Ele nos incentiva a continuar e a difundir os projetos e à troca de experiências”.

Os trabalhos apresentados foram: “Mexa-se por meio da leitura” (Escola Municipal Maria dos R. C. Milan, de Praia Grande), “Convivendo e aprendendo com a leitura” (Escola Municipal de Ensino Infantil Bahia, de Cubatão), “Leitura ao alcance de todos” (Escola Estadual Azevedo Júnior, de Santos), “Biblioteca ao alcance de todos” (Escola Usina Henry Borden, de Cubatão), “A leitura nos leva longe” (Escola Municipal de Ensino Fundamental João Ramalho, de Cubatão), “História do Livro” (Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mário Covas Júnior, de São Vicente) e “Ler, viver e descobrir” (Escola Municipal de Ensino Fundamental Martins Fontes, de Santos).

E ainda: “Da poesia à cidadania” (Escola Estadual Ruy Ribeiro Couto, de Santos), “Espaço para Ler” (Pró-Viver Obras Sociais e Educacionais), “Concurso de Leitura” (Secretaria de Educação de Itanhaém), “Produção do Livro Eletrônico” (Escola Municipal Governador Franco Montoro, de Praia Grande), “Descobrindo Sentimentos” (Escola Municipal Dorivaldo Francisco Lória, de Praia Grande) e “Incentivo à Leitura” (Escola Municipal Nilton de Almeida Castro, de Praia Grande).

As apresentações continuaram com “Pluft, plaft, buum” (Escola Municipal José Crego Painceira, de Praia Grande ); “O livro de hoje é…” (Escola Estadual Domingos Soares de Oliveira, de São Vicente); “Projeto Leitura” (Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, de Cubatão); “Amar ler” (Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourdes Ortiz, de Santos); “Biblioteca Ativa” (Secretaria de Educação de Mongaguá); “Brincando com a Leitura” (Ong Mamulengá, de Guarujá); “Conhecendo contos” (Escola Estadual Luiz D’Aurea, de São Vicente); “Ler, interagir e agir” (Escola Estadual Lions Clube Centro, de São Vicente) e “Amigos da leitura” (Escola Municipal Angelina Daige, de Guarujá).