Dores de cabeça, ouvido, coluna, labirintite, entre outros sintomas podem estar relacionados às articulações temporomandibulares (ATMs) são temas estudados e tratados no curso de Pós graduação em Dor Orofacial e Desordens Temporomandibulares (DTMs) da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Considerada uma enfermidade não muito conhecida da população, as DTMs podem ser de origem articular, muscular ou mista, desencadeando dores na região de cabeça e pescoço.

A dor causada pelas DTMs aparece em uma região diferente do local de origem, dificultando seu correto diagnóstico e, como consequência, o quadro vai se agravando, pelo não tratamento correto. “É comum as pessoas que sofrem dessa patologia percorrerem um longo caminho dentro das especialidades médicas e odontológicas, sem socorro profissional por dias, meses e até mesmo anos, perdendo a qualidade de vida”, afirma a coordenadora do curso Profª. Heloísa Helena Carvalho Alves.

Curso – Com inscrições abertas, a IX turma do curso terá início em 17 de agosto e término em março de 2012. O objetivo é desenvolver e potencializar habilidades para o atendimento ao paciente portador dessa patologia, além de estudar referências que permitam o diálogo entre a teoria e a clínica da dor orofacial e desordens temporomandibulares.

O curso é ministrado de forma multidisciplinar com aulas teóricas, laboratoriais e de atendimento à população, e tem como público-alvo, profissionais das áreas de Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia.

Pessoas que passaram anos buscando a cura isolada de sintomas da DTM são atendidas gratuitamente pelos estudantes do curso de Pós-Graduação, com supervisão dos professores. Os atendimentos são realizados na Clínica de Odontologia da Unisanta, às quartas-feiras, das 18h30 às 22h30.

“Foi desenvolvido o PAM (Prontuário de Atendimento Multidisciplinar) que permite o diálogo entre as áreas citadas no tratamento a esse paciente”, acrescenta a coordenadora. “Graças a um criterioso conteúdo programático em um primeiro momento, todos se juntam em aulas teóricas e depois se separam em aulas específicas, dentro de sua área de atuação”.

Resultados – De acordo com a professora Heloísa, em poucos meses, o Projeto NOAM (Núcleo de Atendimento Multidisciplinar) tornou-se referência nesse atendimento, recebendo pacientes de toda região metropolitana e demais regiões.O sucesso no tratamento se dá pela ação multidisciplinar permitindo que esse paciente seja tratado pelo aspecto: físico, psico e social.

Inscrições – Os interessados em fazer o curso de Aperfeiçoamento podem fazer a inscrição na Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unisanta, Rua Cesário Mota, 20 ou pelo site www.unisanta.br/posgraduacao. Informações pelo telefone (13) 3202-7114.