O curso superior de Biblioteconomia EAD da Universidade Santa Cecília – Unisanta obteve a nota 4 (escala 1 a 5) do Ministério da Educação (MEC) na renovação de seu reconhecimento. Com elogios ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), equipamentos de informática, produção científica, cultural, artística e tecnológica, corpo docente, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e outros itens avaliados, a comissão avaliadora do MEC realizou a visita virtual com professores e profissionais envolvidos na infraestrutura que torna o curso especial para os alunos.

Para o professor Marcelo Cruz, diretor de EAD, uma nota 4 em um processo tão complexo é de fato muito importante para a Universidade, que tem como principal característica a qualidade da educação e seu compromisso com os alunos, independente da modalidade do curso: “O instrumento de avalição é composto por 58 indicadores, avaliados um a um, sendo atribuídos conceitos de 1 a 5 em todos eles. Após todos os conceitos atribuídos, é somada a nota final. Uma nota 4 é de fato muito importante e de grande complexidade para ser obtida, uma vez que são avaliados aspectos institucionais, informações e organização do curso avaliado, corpo docente, infraestrutura oferecida e há, também, a participação dos alunos. EAD da Unisanta segue cumprindo todos os aspectos com um alto nível de qualidade. Todos os cursos EAD que passaram pelo processo de reconhecimento obtiveram nota 4 ou 5”.

De acordo com o relatório, o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unisanta foi considerado com máxima qualidade pela equipe de avaliação. O corpo docente possui ampla experiência no exercício da docência na educação a distância, média superior a 10 anos de experiência, o que permite que a Universidade consiga identificar as dificuldades dos discentes, expor conteúdo dos componentes curriculares e elaborar atividades específicas para a promoção de aprendizagem.

Outros pontos elogiados pela comissão:

“Na entrevista com os docentes, fomos informados que o professor da disciplina é responsável pela produção dos seus conteúdos. Esse material é repassado para a Equipe Multidisciplinar que fica responsável pela edição e preparo. Para a confecção de videoaulas, os professores se dirigem a um estúdio onde são orientados a fazer uma aula de no máximo 15 minutos. Os Designers Instrucionais da Equipe Multidisciplinar são responsáveis por colocar no ar o material produzido pelos professores. Há um grupo de programadores que fica responsável pela plataforma moodle. As videoaulas estão sendo traduzidas em libras conforme evidenciou esta comissão in loco. Há a possibilidade da leitura através do sistema VLibras. Na entrevista com a equipe Multidisciplinar, percebemos que há profissionais de diferentes áreas e com experiência. A equipe destacou estar de prontidão para resolver quaisquer necessidades específicas tanto do curso de Biblioteconomia quanto dos outros cursos de graduação”.

“O tempo médio em anos de experiência no magistério superior dos 14 docentes é de 16 anos; variando de docentes com 36 anos a docentes e com 4 anos. Embora o tempo médio demonstre maturidade no ensino superior, o que poderia trazer os resultados das atividades desenvolvidas na aprendizagem para melhorias na atividade prática, verifica-se uma discrepância individualizada das experiências docentes. Mesmo assim, o corpo docente possui experiência suficiente para expor conteúdo em linguagem que atenda os alunos. Em reunião com os alunos, verificamos ainda uma nota 4 (de 0 a 5) quando questionados sobre a satisfação docente. O docente realiza sua avaliação e o diagnóstico para promoção do ensino e aprendizagem do aluno, ações estas que fortalecem o aprendizado apartado pela distância entre os sujeitos envolvidos. Os resultados das aulas são relatados aos alunos e as práticas se fortalecem. O corpo docente exerce liderança e são reconhecidos pela sua produção acadêmica”.