Curso de Psicologia é reconhecido pelo MEC com ótima avaliação

170

Com elogios ao projeto pedagógico, material didático, integração do curso com o SUS, atividades práticas, corpo docente, acervo bibliográfico, laboratório específicos, entre outros itens avaliados, a comissão do Ministério da Educação (MEC) reconheceu com nota 4 (escala 1 a 5) o curso de Psicologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

De acordo com relatório dos avaliadores, ficou evidente que os propósitos delineados no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) estão totalmente alinhados com os requisitos legais e refletem uma abordagem abrangente e integrada para a formação dos estudantes. A interação próxima com a comunidade, enriquecida pela presença de outros cursos na área da saúde, demonstra a integração do curso de Psicologia com a cidade de Santos.

Atividades práticas

A comissão de avaliação destacou a congruência das atividades práticas de ensino com as Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como a boa infraestrutura da Unisanta para atender às necessidades da população local. A existência de vários convênios com municípios da região evidencia uma parceria sólida com o sistema de saúde local e regional, permitindo aos estudantes uma formação prática robusta em diversos cenários, incluindo o Sistema Único de Saúde (SUS).

Também foi destaque, com nota máxima, o corpo docente altamente qualificado, composto por profissionais com vasta experiência no campo da psicologia, o que demonstra um compromisso excepcional com o ensino, pesquisa e extensão.

Para os avaliadores, os laboratórios específicos e multidisciplinares garantem que os alunos tenham acesso a uma formação prática de alta qualidade, complementando sua aprendizagem teórica. A Unisanta dispõe ainda de excelente infraestrutura para o atendimento à população, com o Serviço Escola Psicologia, recém-inaugurado.

Outro item que recebeu nota máxima foi o material didático. A diversidade nas metodologias de avaliação considera a interação essencial entre teoria e prática, promovendo uma educação que valoriza o aprendizado ativo e a preparação para o mercado de trabalho. Para a comissão do MEC, as práticas avaliativas são bem estruturadas e permitem uma análise contínua e detalhada do desempenho individual dos alunos e das turmas, facilitando o desenvolvimento de habilidades e competências, conforme o que foi delineado no currículo do curso. Os estudantes, por sua vez, também são encorajados a participar ativamente do processo de construção curricular e de sua própria formação, contribuindo para o planejamento e avaliação contínua do curso.

Biblioteca

O acervo físico da Unisanta, também condecorado com nota 5, atende muito bem a todas as disciplinas do curso de Psicologia. A Unisanta tem contrato com bibliotecas virtuais como: Minha Biblioteca e Pearson. Os alunos podem acessar, de forma ininterrupta e de qualquer lugar, tanto o acervo físico da própria universidade, quanto o virtual.

Escassez de profissionais

A Baixada Santista, uma região marcada por desafios socioeconômicos e ambientais, enfrenta um aumento significativo nos diagnósticos de psicopatologias, exacerbado pela rápida mudança nos papéis sociais induzida pela tecnologia. O aumento do uso de medicamentos para tratar transtornos psicológicos destaca a necessidade premente de abordagens integradas, incluindo terapia psicológica. No entanto, a região enfrenta uma escassez de profissionais de saúde mental nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma cobertura insuficiente de saúde familiar, levando a tratamentos emergenciais ao invés de abordagens preventivas.

Alinhada com as demandas industriais e ambientais locais, a Unisanta reconhece a importância crítica de formar psicólogos capacitados para abordar a saúde integral e enfrentar esses desafios de forma proativa. O curso de Psicologia é projetado para atender às necessidades emergentes da comunidade local, com um foco especial na formação de profissionais comprometidos com a ética e socialmente com o progresso regional.