Contribuir para a formação de professores disseminando praticas pedagógicas criativas e inovadoras. Este é o objetivo do Seminário ReciCriar: A Pedagogia do Possível, que será desenvolvido pelo Curso de Pedagogia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e pela Fundação Bunge, nos dias 23 e 24 de agosto.

O seminário ocorre em duas etapas. A primeira será composta por palestras realizadas pelos professores de projetos desenvolvidos em sala de aula e a segunda etapa por oficinas destinadas a um público restrito de professores, cerca de 30 participantes.

No primeiro dia, 23/8, das 13h30 às 17h45, no Auditório do Bloco E, haverá três palestras abertas. Shakespeare, uma Viagem Através da Art, com a professora Wilma Silva Almeida (ES); Cidadania, Infância e Estética do Olhar, com a professora Ana Lúcia Machado (SC) e Reaproveitando Alimentos, com a professora Lúcia Maria Miranda (Santos).
No dia 24/8, das 8h30 às 12 horas, em salas do 4º andar do Bloco M, serão desenvolvidas duas oficinas: Arte, Suporte da Transdisciplinaridade, com a professora Wilma Silva Almeida (ES). O objetivo é o entrelaçamento dos conteúdos curriculares, a partir da Pedagogia de Projetos, dentro da concepção de aprendizagem por aproximações sucessivas, de Vigotsky. A segunda oficina é Trabalhando com a imagem, produzindo mídia, concretizando cidadania, com a professora Ana Lúcia Machado (SC).

O objetivo é permitir que os professores desenvolvam atividades na escola com seus alunos sobre a mídia de forma crítica e criativa, fazendo sempre a relação entre o aprendido e o social, a mídia e o contexto, o local e o global. As oficinas são destinadas a um publico restrito de professores, que atuarão como agentes multiplicadores da experiência adquirida.

Este seminário é organizado pela Fundação Bunge com o apoio das Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, o ciclo de palestras estará acontecendo, além de Santos (SP), em Ipojuca (SP), Rio Grande (RS), Uruçui (PI), Gaspar (SC) e Araxá (MG).