Curso de Licenciatura em Matemática EAD recebe nota máxima do MEC

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O curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade Educação a Distância (EAD), da Universidade Santa Cecília (Unisanta), obteve nota máxima (5) na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o relatório do órgão, a instituição oferece uma formação qualificada, que prepara os futuros professores para atuar em todas as esferas educacionais, alinhando-se às demandas regionais da Baixada Santista e ao contexto nacional, ao aliar competências profissionais, inovação científico-tecnológica e práticas emergentes.

A avaliação aconteceu de forma presencial e também virtualmente, por meio da qual os avaliadores verificaram três quesitos do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura.

De acordo com o MEC, a organização didático-pedagógica do curso demonstra clareza e coerência em seus objetivos, explicitados no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O foco está na formação de profissionais para a docência no Ensino Fundamental, Médio, Normal e Educação Profissional, abrangendo o domínio dos conteúdos matemáticos, metodologias de ensino, avaliação da aprendizagem, participação na escola e compromisso social com a comunidade.

O curso apresenta atualização constante, com cargas horárias adequadas e bibliografia contemporânea, além da incorporação de tecnologias digitais e metodologias ativas, que favorecem a articulação entre teoria e prática, gerando contato com conhecimentos inovadores. Para os avaliadores, o estágio é considerado o “eixo polarizador” da formação na Unisanta, realizado com obrigatoriedade presencial e caráter in loco, o que assegura o contato direto dos estudantes com a realidade escolar, contribuindo para a vivência prática e a inserção profissional.

A ampla rede de convênios firmados pela instituição, juntamente com iniciativas como feiras de empregabilidade e a oferta regular de vagas de estágio, foi citada ao longo do texto como um dos pontos que reforçam a efetividade do curso em assegurar a preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

Para o MEC, o suporte especializado oferecido durante o curso é um dos destaques. Foram mencionados o Núcleo de Apoio à Acessibilidade Discente e Docente (Naad), que disponibiliza recursos tecnológicos assistivos e acompanhamento individualizado a estudantes com necessidades especiais, o Serviço de Apoio Psicopedagógico (SAPP), o Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC) e o Programa de Acolhimento ao Ingressante, todos responsáveis por proporcionar o enriquecimento necessário à formação acadêmica.

Segundo os avaliadores, a infraestrutura tecnológica do curso é inovadora e abrangente, com destaque para o Laboratório Virtual de Matemática, que conta com softwares e simuladores interativos para o desenvolvimento de habilidades da área, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que garante usabilidade, interatividade e acessibilidade, promovendo uma aprendizagem dinâmica, flexível e diferenciada, e a Sala IMA, que contribui para o desenvolvimento da ortografia e da concordância.

A infraestrutura física da universidade também foi elogiada, sendo descrita como moderna e adequada ao desenvolvimento das atividades acadêmicas, “assegurando condições satisfatórias para o planejamento, a gestão acadêmica e o atendimento a estudantes e docentes, com infraestrutura compatível com as necessidades acadêmicas”. Além disso, é citado que o “acesso dos alunos aos equipamentos de informática é suficiente, atualizado e bem estruturado, justificando a atribuição da nota máxima (5) ”.

Outros recursos do curso de Licenciatura em Matemática, como o material didático, foram mencionados por assegurarem coerência teórica, acessibilidade metodológica e instrumental, além do uso de linguagens inclusivas. Por ser multimídia e interativo, esse material contribui para uma formação integral e de alta qualidade, “diante do cenário nacional das licenciaturas, reforçando a viabilidade acadêmica e social”.

Nessa linha, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Unisanta foi um dos destaques mencionados pelo MEC, com um acervo físico e virtual atualizado, que inclui mais de 76 mil exemplares, periódicos nacionais e internacionais, além de plataformas digitais como Minha Biblioteca, Pearson e acesso ao Portal de Periódicos da Capes, que reforçam “a função pedagógica, científica e cultural” da instituição.

O relatório também cita a alta qualificação e diversidade acadêmica do corpo docente, composto por mestres e doutores com sólida experiência em docência, pesquisa e gestão na modalidade EaD, reforçando a excelência do curso.

Segundo o documento, “a estrutura consolidada e o desempenho da equipe evidenciam elevado padrão de qualidade”. A produção docente demonstra variedade de formatos e áreas de impacto, incluindo publicações científicas na área da Matemática e Educação, materiais didático-pedagógicos voltados ao ensino e contribuições em eventos científicos nacionais e internacionais.

Em conclusão, de acordo com os avaliadores, o curso de Licenciatura em Matemática à distância da Unisanta “demonstra excelência acadêmica” e “garante a consolidação do curso” na formação de professores capacitados para atuar na Educação Básica e em diferentes contextos educacionais, reconhecendo a qualidade e eficiência da graduação.

Confira todos os itens que obtiveram nota máxima do MEC:

• Objetivos do curso.
• Perfil profissional do egresso.
• Conteúdos curriculares.
• Estágio curricular supervisionado.
• Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
• Apoio ao discente.
• Gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa.
• Atividades de tutoria.
• Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem.
• Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
• Material didático.
• Procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem.
• Número de vagas.
• Atividades práticas de ensino para licenciaturas.
• Equipe multidisciplinar.
• Atuação do coordenador.
• Regime de trabalho do coordenador de curso.
• Interação entre tutores (presenciais – quando for o caso – e a distância), docentes e coordenadores de curso a distância.
• Produção científica, cultural, artística ou tecnológica.
• Espaço de trabalho para docentes em tempo integral.
• Espaço de trabalho para o coordenador.
• Sala coletiva de professores.
• Salas de aula.
• Acesso dos alunos a equipamentos de informática.
• Bibliografia básica por Unidade Curricular (UC).
• Bibliografia complementar por Unidade Curricular (UC). Considerar o acervo da bibliografia complementar para o primeiro ano do curso (CST) ou para os dois primeiros anos (bacharelados/licenciaturas).