Curso de Licenciatura em Letras – Português / Inglês EAD da Unisanta é reconhecido com nota máxima (5) pelo MEC

731

Com elogios à infraestrutura, ao corpo docente, aos tutores e à organização didático-pedagógica, entre outros itens avaliados, a comissão avaliadora do Ministério da Educação (MEC) reconheceu, com a nota máxima (5), o Curso de Licenciatura em Letras – Português / Inglês da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A visita dos avaliadores ocorreu de 25 a 27 de abril.

Para o diretor de Educação a Distância da Unisanta, Prof. Dr. Marcelo Cruz, a EAD da Universidade está em festa! “Obter uma nota 5 em um curso de Licenciatura, na modalidade a distância, além de ser muito difícil, só é possível se houver um modelo de ensino muito sólido, estruturado e integrado”.

Ainda de acordo com Cruz, a EAD recebeu, nos indicadores do relatório do MEC,  muitas notas máximas, com destaque para Metodologia de Ensino, Materiais Didáticos, Estrutura Curricular, Conteúdos Curriculares. “Eu, como diretor dessa grande equipe, aprimoro nosso modelo dia a dia. O resultado é uma perfeita integração entre a equipe multidisciplinar e a equipe pedagógica. Na EAD Unisanta, essa integração é efetiva. Inclusive os alunos reconhecem,  como também mostrou o relatório da avaliação institucional relativo ao curso”.

O Diretor ressalta também que no país é raro um curso de Licenciatura em EAD obter a nota máxima. “A Unisanta tem as licenciaturas em seu DNA desde a origem”, finaliza

De acordo com o relatório, as políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa estão muito bem implantadas no curso, como se pode verificar por meio dos projetos de extensão de responsabilidade social promovidos pela Universidade Santa Cecília e da área da pesquisa e ensino em nível de pós-graduação lato e stricto sensu. “Os cursos promovem a continuidade educacional, e claramente existe a promoção de oportunidades de aprendizagem, alinhadas ao perfil do egresso”.

Ainda segundo os avaliadores, “o curso, em suas políticas, promove a formação de professores, bem como permite que o egresso busque novas opções de emprego, tendo em vista a questão empreendedora e a possibilidade de assumir o seu próprio negócio, o que demonstra adotar práticas comprovadamente inovadoras”.

O relatório destacou também a excelência na articulação entre a teoria e a prática tão necessária na atualidade dentro das escolas de Educação Básica e ofertada na Educação a Distância. “Oferece a disciplina Libras como obrigatória e possui 80 horas. Os avaliadores evidenciam ainda a apresentação de uma prática inovadora, quanto à formação para o mundo do trabalho atual e real, dando ao egresso maior autonomia de trabalho”.

Outros pontos elogiados pela comissão:

“O corpo docente e o tutorial possuem sólida formação, com experiência em EaD e no ensino superior, e demonstra integração entre si e em relação aos discentes, além de evidenciar preocupação com as etapas finais do curso e com as atividades de extensão e pesquisa. A coordenação atua no sentido de reorganizar o curso frente às novas demandas. Além desses fatores, pode-se destacar também a equipe multidisciplinar numerosa e atuante no auxílio às atividades docentes e tutoriais”.

“A infraestrutura é muito boa. Merecem destaque os laboratórios de informática em relação ao curso EaD em avaliação, assim como o espaço destinado aos professores e tutores, muito amplo, arejado e climatizado com infraestrutura muito boa em recursos de tecnologia e mobiliário”.

O Curso de Licenciatura em Letras – Português / Inglês da Unisanta é oferecido nos seguintes Polos: Barbacena, Bertioga, Betim, Cambará, Contagem, Cubatão, Franca, Goiânia, Guarujá, Ipatinga, Irupi, Itanhaém, Janaúba, Juiz de Fora, Manga, Manhuaçu, Medina, Mogi das Cruzes, Mongaguá, Montes Claros (dois polos), Passos, Patos de Minas, Peruíbe, Praia Grande, Praia Grande – Boqueirão, Presidente Prudente, Santos, São Lourenço, São Vicente, São Vicente – Área Continental, Serra dos Aimorés, Taguatinga, Teófilo Otoni, Uberlândia, Vicente de Carvalho, Viçosa.