Curso de Educação Física da Unisanta é nota máxima no Enade

291

O curso de Educação Física (Bacharelado) da Universidade Santa Cecília – Unisanta foi o único da região a obter a nota máxima 5 (escala 1 a 5) e está entre os melhores do País no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade. A prova é aplicada pelo Governo Federal e avalia os conhecimentos dos alunos concluintes dos cursos de graduação.

De acordo com o Prof. Nicolau Teixeira Ramos, coordenador da Fefesp, os alunos já vinham se destacando positivamente nas avaliações anteriores com uma sucessão de notas 4 e, desta vez, a turma de formandos 2021 superou os resultados obtidos anteriormente.

“A nota 5 representa, no meio da educação superior, uma grande vitória. É como se fosse uma medalha de ouro olímpica, o máximo que um curso pode alcançar. É um curso que forma campeões não apenas na educação. Este é um momento histórico”, afirma o coordenador.

Para Nicolau, as aulas práticas, os ginásios, a piscina olímpica, laboratórios e outros ambientes oferecidos durante as aulas são fundamentais para o aprendizado e a formação acadêmica dos alunos.

“A estrutura que a Unisanta oferece aos estudantes, principalmente nas disciplinas com aulas práticas é um grande diferencial do curso. Parabenizo os alunos que se formaram na turma de 2021 pelo empenho na prova, os professores pelo trabalho e dedicação e também o corpo diretivo, a Direção Superior da Unisanta e todos os colaboradores que ajudam o curso de forma direta ou indireta”, acrescenta.

Fefesp-Unisanta – Fundado em 1998, o curso é responsável pela formação de inúmeros profissionais reconhecidos na região, no País e até internacionalmente, como a campeã olímpica de Maratonas Aquáticas, Ana Marcela Cunha.

O alto nível de colocação de ex-alunos no mercado de trabalho e em concursos públicos é reflexo da nota máxima obtida recentemente pela Fefesp no Enade. Ex-alunos da Fefesp atuam como técnicos, atletas profissionais e preparadores físicos na área da saúde.

A estrutura esportiva e a qualidade do corpo docente da Unisanta também estão entre os diferenciais do curso. Entre os ambientes que integram as aulas práticas do curso estão: a piscina olímpica coberta e aquecida (50 metros) e a de apoio (20 metros); quadras esportivas cobertas; academia de musculação e ginástica; e quadra de futebol society. As instalações foram escolhidas para treinamento de seleções da Rússia, Eslovênia, Itália e Japão, na Olimpíada do Rio de Janeiro.

Mestres e doutores orientam exercícios para atletas e grupos especiais, como diabéticos, hipertensos, obesos e portadores de osteoporose, no Laboratório de Fisiologia e Saúde.

Os alunos participam de atividades esportivas em parcerias com órgãos públicos municipais e assistenciais da região, entre outros projetos.

É primeira Universidade do País a inserir a disciplina de surf na grade curricular.