Os calouros da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) iniciaram nesta quinta-feira (7/2) o Trote Ecológico e Solidário. O objetivo é recolher o maior número possível de baterias e pilhas usadas, controles remotos quebrados e demais objetos eletrônicos que contenham produtos tóxicos e não podem ser descartados no lixo doméstico.
Na manhã desta quinta-feira (7/2), alunos do curso de Biologia que estagiam na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), com o apoio da Prefeitura, começaram a divulgar a campanha enfrente à praia do Boqueirão. Os calouros, acompanhados dos veteranos, entregavam saquinhos plásticos e exibiam cartazes alusivos à educação ambiental.
Segundo Orlando Couto Júnior, professor do curso de Biologia e responsável pelo projeto, o começo está com pouca adesão devido ao número de calouros reduzido, mas a partir de terça-feira o movimento deverá aumentar. De acordo com o site da Prefeitura, os estudantes manifestaram disposição para repetir o evento em outros pontos da cidade. Felipe Meira, que coordenou o trote, ficou entusiasmando com a resposta do público. “É um trote diferenciado e educativo. Recebemos muitos cumprimentos pela iniciativa”, completou.
Diretórios Acadêmicos na área de saúde costumam receber baterias e pilhas usadas para enviá-las com segurança a um descarte seguro. Trata-se de uma campanha permanente, que está sendo estendida aos novos alunos, como forma de integrá-los aos colegas e à Instituição, marcando a idéia de responsabilidade social.
Especialmente pilhas e baterias contêm chumbo, mercúrio, cádmio e outros metais pesados, que, uma vez no lençol freático, podem contaminar o meio ambiente, intoxicar e matar de maneira lenta, por efeito cumulativo, os seres humanos, a flora e a fauna.
“Em hipótese nenhuma devem ser descartados no lixo doméstico”, afirma Couto Júnior, que também ficará responsável pela segurança do lixo eletrônico, até sua entrega em local seguro.
Os calouros, divididos por cursos, entregarão o lixo eletrônico até dia 7 de março. O curso que arrecadar maior quantidade dos produtos solicitados ganhará o Troféu Ecológico e Solidário e uma reportagem com os calouros na Santa Cecília TV, no Programa Espaço Unisanta.
Além do lixo eletrônico, os novos alunos poderão doar leite em pó, que será distribuído pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura Municipal de Santos, e os produtos tóxicos ficarão sob a responsabilidade do professor Orlando Couto Júnior.

Recepção – Os calouros foram recepcionados no auditório do bloco E da Universidade Santa Cecília pela Reitora Silvia Teixeira Penteado, pela Presidente da UNISANTA Lúcia Teixeira Furlani e pelos Mestres, Diretores e Coordenadores dos cursos.
Após as boas-vindas, os estudantes fizeram um tour pela Universidade guiados pelos coordenadores. Cada professor mostrou as instalações de seu respectivo curso, bem como as dependências da UNISANTA.
Comad – A proposta da UNISANTA vai ao encontro da campanha Veterano Acolhedor, lançada pelo Conselho Municipal Antidrogas (Comad), de Santos, com o objetivo de conscientizar os estudantes das universidades da cidade para um acolhimento humanizado aos calouros de 2008.
De acordo com o pró-reitor comunitário da UNISANTA, Aquelino José Vasques, a Universidade está engajada na campanha do Comad, pois sempre incentivou o trote solidário, tradicionalmente praticado em ações como arrecadação de alimentos, doação de sangue, entre outras atividades sociais.