Uma “Balada Sustentável” no Centro de Santos foi o tema do TFG (Trabalho Final de Graduação) da ex-aluna do curso de Arquitetura da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Patrícia Romano.
Formada em agosto de 2009, Patricia elaborou um trabalho, o qual a temática central foi o uso de materiais, tecnologia e soluções que garantissem a sustentabilidade do edifício, desde o projeto até sua utilização. Sua proposta para a “balada sustentável” teve como finalidade a conscientização das pessoas, unindo a parte de lazer com esse tema em destaque, mostrando que cada vez mais os edifícios podem se adequar a essa nova realidade.
De acordo com o trabalho, a casa noturna sustentável pode assim assumir um lado educativo, com painéis indicando a quantidade de materiais reciclados na casa, telões com mensagens e reportagens sobre sustentabilidade.
O projeto teve algumas preocupações, e a principal delas foi à ventilação do local. Na fachada foram instaladas aberturas que facilitam a troca de ar com uma abertura na cobertura que facilita a saída do ar quente, além de terraços funcionando como áreas ventiladas. A pista de dança, tendo como referência o Club Watt da Holanda, gera energia piezo-elétrica, que é o efeito que alguns cristais ou substâncias têm de transformar energia elétrica em cinética e vice-versa.
Patrícia conta que para a realização do projeto, realizou pesquisas com frequentadores de casas noturnas. O resultado apresentou reclamações desde a existência de filas na entrada, até problemas nos caixas, banheiros e estacionamento, mas também há uma nova preocupação com a sustentabilidade, pois não basta apenas a preservação de recursos ambientais, mas também a preocupação com a viabilidade econômica e sua inserção no contexto social e cultural. “A ideia surgiu a partir desse ponto, através dessas pesquisas pude perceber a opinião das pessoas e juntei o útil ao agradável.”, afirma a arquiteta.
A escolha da área central para implantação desse projeto já era uma forma de tornar o empreendimento sustentável do ponto de vista cultural e social. “Com o projeto nessa área, estaria havendo uma colaboração com o programa de revitalização do Centro e criando parcerias sociais visando à inclusão da população local e sua qualificação, com parcerias com ONGs.”, explica Patrícia.