Excesso de cores, misturas, ousadia. Características marcantes das obras do arquiteto paulistanoJoão Artacho Jurado, autor de obras como o Edifício Verde Mar, em Santos (SP), que o fizeram ser perseguido pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).
“A intensidade” dos trabalhos daquele profissional das décadas de 50 e 60 será abordada na palestra Artacho Jurado — Arquitetura Proibida, dia 22 de outubro, às 19h30, no Anfiteatro I do 4º andar do Bloco D da Universidade Santa Cecília (Unisanta). O evento é aberto ao público.

O palestrante é o arquiteto santista Ruy Eduardo Debs Franco, que, neste ano, concluiu um livro com o mesmo nome da palestra que ministrará. Na publicação, Debs Franco fala sobre a trajetória de Artacho Jurado e sobre as inovações que provocou no campo da Arquitetura, além de sua ousadia empresarial e idéias estéticas distintas.

Segundo uma das organizadoras, Bianca Sarti, aluna do 1º ano de Arquitetura da Unisanta, o objetivo é promover a interação entre o profissional e a região. “Buscamos Ruy Eduardo Debs Franco porque se trata de um arquiteto da região e que promoveu um estudo sobre esse importante nome na área que é o Jurado, objeto da dissertação de mestrado de Franco, Até pelo fato de Jurado ter uma relação com a Baixada Santista, com obras que simbolizam a chegada da Arquitetura Moderna em Santos, como o Verde Mar e o edifício Enseada, na Ponta da Praia. É, portanto, uma homenagem e um incentivo que buscamos à arquitetura regional”.

Oevento épromovido pelos alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta(FAUSC), com apoio do Diretório Acadêmico Professor Arquiteto Michail Lieders da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (FAUS).