Temas voltados aos interesses da região metropolitana da Baixada Santista como Revisão do Código de Obras do Guarujá; Vila Tropicanga: Diretrizes para uma Ocupação Sustentável na Serra do Mar; Integração Imigrantes – Santos; Revitalização da Patlaforma de Pesca de Mongaguá; e Intervenção Urbana em Área Degradada – Urbanização de Favela fazem parte dos 34 trabalhos que começam a ser apresentados a partir desta terça-feira, dia 3, pelos alunos do último ano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília – UNISANTA.
Até o dia 14 deste mês, os alunos da 1ª Turma apresentam à banca examinadora o Trabalho Final de Graduação (TFG), etapa final de avaliação do curso que pode aprovar ou não o aluno. Além da apresentação, feita nas salas 528 e 530 do Bloco M do Campus, haverá exposição de todos os trabalhos no atelier da Faculdade.
A banca que julgará os trabalhos será composta por um dos professores que participou da equipe de orientação, um professor não pertencente a este grupo e um arquiteto da região especialmente convidado para o evento.
Os alunos seguiram critérios rigorosos de apresentação: um detalhado relatório, uma maquete, além da exposição oral. Para tanto, a direção do curso elaborou manuais e apostilas de regulamento.

Temas – Conforme o professor Edison Fernandes, coordenador do curso, os temas escolhidos são variados e há trabalhos de alto nível. “Desde o início do curso, buscamos oferecer uma formação mais ampla, de forma que nossos alunos pudessem atuar não só em projetos de edifício, como acontecia com os profissionais do passado”.
A diversidade de temas, acrescenta, revela o perfil dos nossos futuros arquitetos, que “já estão todos empregados”.

Os outros temas escolhidos – Intervenção em Área Degradada – Habitação, um Direito do Cidadão; Ergomem – Boneco Articulado de Brinquedo com Temas Históricos e Nacionalistas; Proposta de Controle da Paisagem Natural e Edificada – Orla do Jardim São Lourenço/Bertioga; Arquitetura Ecológica: Sistema Construtivo Modular com Bambu; Hotel Cassino; O Sonho de Alice – Teatro Itinerante; Madeira como Elemento Construtivo; Terminal Marítimo de Passageiros.
Revitalização de Vicente de Carvalho; Habitação de Interesse Social; Mobiliário para Conjunto Habitacional; Requalificação do Vale do Rio Cubatão; Parque Voltado ao Lazer com Centro de Pesquisas da Fauna e Flora Regional; Aeroporto; Penitenciária Agroindustrial; Hospital Geral; CIREMA – Centro Institucional de Referência ao Menor e ao Adolescente; Intervenção na Irmandade da Santa Casa de Santos; Identidade Visual Corporativa – Posto de Auto Serviços.
E também: Centro de Treinamento Esportivo; Integração de Pontos Potencialmente Turísticos – Criação de Complexo; EADI – Estação Aduaneira Interior “Porto Seco”; Edifício Comercial de Alta Tecnologia Sustentável; Casa de Repouso; Moradia de Emergência; Viveiro de Plantas; Marina; e Reurbanização do Bairro de Boracéia.

A coordenação dos TFGs é do professor César Capasso e a supervisão geral é do professor Edison Fernandes e do diretor do curso Francisco José Carol.
As apresentações serão a partir das 19 horas, nas salas 528 e 530, do Bloco M, durante a semana, e aos sábados, a partir das 8h30.