Os 155.654 alunos inscritos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) já podem consultar os locais da prova, que será aplicada no dia 7 de novembro. O Enade, que neste ano avaliará 2.187 cursos de graduação de 13 áreas do conhecimento, faz parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), que engloba uma avaliação dos cursos e das instituições.

As 13 áreas sob avaliação são agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia. No total 561 instituições de ensino superior do país terão cursos avaliados pelo Enade.

A presença é obrigatória para os alunos selecionados. Os alunos que faltarem ao exame sem justificativa não receberão o diploma de ensino superior. Do total de inscritos, 95.766 são ingressantes e 59.888, concluintes.

O MEC sugere que que os participantes cheguem aos locais de prova com antecedência mínima de 45 minutos. O estudantes devem levar identidade oficial com foto, o cartão resposta do questionário socioeconômico preenchido, a ser entregue para o fiscal do exame e uma caneta preta.

A lista com os locais e nomes dos alunos selecionados foi enviada aos coordenadores de curso que divulgaram na instituição. As provas têm 10 questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área. Nas duas partes, as questões serão discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

A prova vai investigar a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Serão contemplados temas como sociodiversidade, biodiversidade, globalização, cidadania e problemas contemporâneos. Serão consideradas as habilidades do estudante para analisar, sintetizar, construir hipóteses e estabelecer relações, entre outras.