Fotografias em preto e branco e coloridas, além de recortes de jornais, contarão a história do Colégio e da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), até o dia 16 de novembro, das 19h30 às 21 horas, no Espaço Cultural da Universidade, que funciona na Rua Oswaldo Cruz, 255. Os documentos mostram alguns dos momentos mais significativos da Instituição, desde o início de obras e as primeiras salas de aula, passando pelos prêmios, conquistas, inaugurações, fotografias de professores e diretores, festas e visitas ilustres.

Algumas fotos em sépia e recortes amarelados pelo tempo contrastam com imagens coloridas dos atuais edifícios e modernos laboratórios. O começo foi de “muita luta e sacrifícios”, segundo a Família Teixeira, que faz questão de lembrar a venda de parte do seu patrimônio para comprar a semente do Complexo Educacional. Os mesmos ideais continuam norteando o trabalho atual e o contato próximo com alunos, colaboradores e a comunidade.

Em 1932, a Escola Primária Santa Cecília era uma casa amarela simples, com quatro professores, 27 alunos, uma máquina de escrever e um jardim. Em 1961, a Família assumiu a escola e, em quatro décadas, construiu o Complexo Educacional, que é referência para o País. Os primeiros cursos superiores foram os de Engenharia e de Artes Plásticas.

Hoje são 13 edifícios, 81 mil metros quadrados de área construída, 14 mil alunos em todos os cursos, da Educação Infantil à Pós-Graduação. Nove mil são universitários, que freqüentam 25 cursos, todos voltados para o mercado de trabalho e às últimas conquistas na área do conhecimento.

Através de intercâmbios culturais, a UNISANTA mantém contato com alguns dos mais avançados centros de pesquisas da América Latina e da Europa. Eventos acadêmicos, culturais e de apoio à comunidade são retratados na mostra, ao lado de fotos de alunos e ex-alunos de diversas décadas, que ocupam cargos importantes em empresas públicas e particulares do País e do exterior.

Entre as visitas ilustres, são documentadas as do ex-governador Mário Covas, do Presidente e Ministro do Supremo Tribunal Federal, dr. Luiz Raphael Mayer, ex-ministros Saulo Ramos, Esther de Figueiredo Ferraz, Hugo Napoleão e do professor Arnaldo Niskier.

Ao logo de quatro décadas, os filhos do dr. Milton Teixeira, Chanceler da Instituição, e de Nilza Pirilo Teixeira, diretora-fundadora, participaram de diversos eventos, prestigiando desde as festas do ensino fundamental à recepção de altas autoridades e inaugurações importantes. São eles: dras. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, atual Reitora, Lúcia Maria Teixeira Furlani, diretora-presidente, prof.ª Maria Cecília Teixeira, vice-presidente e dr. Marcelo Teixeira, Pró-Reitor Administrativo e diretor-presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação – Rádio e TV Educativas.

Eles desempenham funções vitais no Complexo Educacional. Para Sílvia Teixeira Penteado, doutora em Educação, foram ideais semeados na infância, pois ela e seus irmãos cresceram engajados com dois compromissos desde cedo: “o esforço de nossos pais e de todos aqueles que ajudaram a construir o Santa Cecília, e o fato de termos escolhido, por concepção e vocação, o caminho de educadores”.

A dra. Lúcia Teixeira Furlani compartilha desses ideais, contribuindo com seu trabalho como doutora em Psicologia da Educação, escritora e pesquisadora. Os diferenciais nos 25 cursos oferecidos de graduação, além dos cursos do ensino fundamental e da Pós-Graduação, atendem às necessidades da Baixada Santista e das pesquisas de interesse nacional. Foi assim com o primeiro curso superior, de Engenharia Operacional, atual Engenharia Industrial, criado para atender o Parque Industrial de Cubatão. E com os cursos mais recentes, como o de Tecnólogo em Gestão dos Negócios da Moda e Tecnólogo em Gerontologia.

Cursos oferecidos

Hoje, a UNISANTA oferece o maior vestibular da Região, para os cursos de Administração de Empresas (Finanças, Marketing, Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho/RH, Comércio Exterior) – matutino e noturno; Arquitetura e Urbanismo – noturno; Ciências Biológicas (Biologia Marinha) – matutino e noturno; Ciência da Computação – matutino e noturno; Ciências Contábeis – noturno; Direito – matutino e noturno; Educação Artística (Artes Plásticas) – noturno; Educação Física e Esporte – matutino e noturno.

E também: Engenharia Civil – noturno; Engenharia de Computação – matutino; Engenharia Elétrica/Sistemas de Energia e Automação – noturno; Engenharia Eletrônica – noturno; Engenharia Industrial Mecânica – noturno; Engenharia Química – noturno; Engenharia de Telecomunicações – noturno; Engenharia de Telemática – matutino; Farmácia – matutino e noturno; Fisioterapia – matutino e noturno; Jornalismo – matutino e noturno; Licenciatura em Matemática – noturno; Odontologia – matutino; Pedagogia – matutino e noturno; Publicidade e Propaganda – matutino e noturno; Tecnologia em Gerontologia e Desenvolvimento Social – noturno; e Tecnologia em Gestão de Negócios da Moda – noturno.

Na exposição que abriu dia 5/11, a Família Teixeira prestou homenagem também aos professores que acompanham a Instituição desde o começo, como a professora Marilisa Grottone, diretora do Colégio Santa Cecília, professor Aquelino José Vasquez, atual Pró-Reitor Comunitário, Roberto Patella, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Os trabalhos de pesquisa e para a comunidade, nas Clínicas de Odontologia, de Fisioterapia, no Juizado de Pequenas Causas, no Escritório Jurídico, no Universidade Cidadã, por meio do PROEDUCAR, Alfabetização Solidária, além de projetos na área de cultura, como o Cineclube Lanterna Mágica e o Proler/Baixada Santista/UNISANTA, entre muitos outros, também são destacados na mostra 43 Anos de UNISANTA.

Natação: elogios

A história da natação da UNISANTA, primeira força do País entre as instituições de ensino, é lembrada por meio de jornais e fotografias, comprovando que, desde o começo, a jovem equipe surpreendia a imprensa especializada e ganhava elogios inclusive no Exterior, como de um jornal espanhol, que enalteceu o desempenho dos nadadores santistas, anunciando um encontro internacional em Pamplona.

Em excursão realizada na Espanha, em 1973, a natação da UNISANTA venceu as 11 provas da Taça Rainha Santa, em Coimbra. “O Santa Cecília cumpriu uma atuação destacada, impôs seu nome por onde andou”, informou A Tribuna, em 30 de julho daquele ano. E o jornal especializado A Gazeta Esportiva, de São Paulo, proclamava no título de matéria sobre o Campeonato Paulista de Natação: A Turma do Santa Nada Muito.