Os alunos integrantes do projeto Vozes de Santos, do Colégio Santa Cecília, conhecerão, hoje (06/09), a partir das 13h, a realidade das pessoas que vivem às margens do mangue de Bertioga e farão o reconhecimento da vegetação da área. A professora responsável pelo projeto, Irene Rodrigues dos Santos Neves, o coordenador de Biologia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), dr. Fabio Giordano e o prof. Orlando Couto Jr., estarão acompanhado o grupo.
O Vozes de Santos é um trabalho desenvolvido desde 1999, através da iniciativa do Colégio Santa Cecília, em parceria com o projeto Aprendiz do Futuro, coordenado por Dimenstein, em São Paulo (capital), e com o apoio do caderno Tribu, do jornal A Tribuna, de Santos. O projeto visa levantar as questões que envolvem a cidadania e a conscientização.

Gilberto Dimenstein visita integrantes do Projeto

O jornalista e escritor Gilberto Dimenstein esteve reunido, no último dia 04, com os alunos e professores integrantes do Vozes de Santos. Durante a visita o jornalista realizou dinâmicas com os estudantes, além de checar e discutir o material produzido.
Segundo o jornalista, a novidade, para este ano, é a elaboração de vinhetas que mostram as atividades de campo do grupo participante, veiculadas no Programa Notícias do Campus, da Santa Cecília TV. “Agora o trabalho é multimídia. Os alunos, que antes escreviam para mídia impressa e internet, hoje também transformam em imagem o que vêem”, afirma.
Dimenstein disse também que a experiência dos alunos do Santa Cecília servirá como exemplo para outras escolas. “O aluno tem um aprendizado profundo a partir de seu cotidiano. Pretendemos distribuir o material impresso e o vídeo à rede pública de ensino, para incentivar este tipo de atividade”.
Em novembro, os alunos lançarão uma revista com todos os textos redigidos.
Nova equipe – Neste ano, o Vozes de Santos conta com um novo grupo de alunos voluntários, que se reúnem três vezes por semana (2ªs, 4ªs e 6ªs), para visitas a instituições; realizações de entrevistas e pesquisas; elaborações de textos e participação de palestras.
Os alunos que compõem a equipe do Vozes de Santos III são: Juliana Ribeiro Assunção Gaspar, Marcela Lépore de Souza Varandas, Rodolfo Nascimento Guimarães, Ana Júlia Graf, Pedro Henrique de Almeida Batista Damin, Mayara Ferreira Itacaramby e Paula Grieco de Oliveira Dinau, pelo Colégio Santa Cecília; e Fernanda de Cássia, do colégio estadual dos Andradas.
As professoras Irene Rodrigues dos Santos Neves e Sonia Regina Azzar Migué são as coordenadoras do projeto, que conta ainda com a colaboração do professor da Faculdade de Artes e Comunicação da UNISANTA, Christian Godoy.
Além da visita à Assembléia Legislativa do Estado feita dia 06/08, os alunos, com idade que varia entre 13 e 18 anos, visitam creches, cortiços, asilos de idosos, favelas, morros, Organizações não Governamentais (Ongs), hospitais, entidades que abrigam viciados em drogas, que cuidam de portadores do vírus HIV (Aids) ou de crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos e muitos outros lugares. Assim conhecem um pouco da história dos habitantes da Cidade que não consta dos livros didáticos e não costuma fazer parte do dia-a-dia da maioria dos alunos do Ensino Médio. São problemas locais, situações humanas muitas vezes desconhecidas até mesmo de parcela significativa de adultos.
Histórico – Iniciado em 1999 apenas com alunos do Colégio Santa Cecília (que editaram o primeiro volume do livro Vozes de Santos – Editoria UNISANTA), e até os dias atuais, o projeto já reuniu mais de 60 estudantes do Ensino Médio. Em 2001, com a adesão das quatro escolas estaduais, o grupo editou o segundo volume do livro, lançado em dezembro último.