Estudantes fazem pesquisa sobre resíduos encontrados nas praias de Santos

A pesquisa é sobre a caracterização e quantificação de resíduos sólidos encontrados na faixa de maré nas praias de Santos. O encontro será de 3 a 6/9.

O problema de deposição de lixo descartado inadequadamente nas praias de Santos, intensificado pelo movimento natural das marés, será apresentado na ELSEVIER – ECSA 57: Changing estuaries, coasts and shelf systems – Diverse threats and opportunities, em Pan Pacific Perth, na Austrália, de 3 a 6 de setembro, por alunos do Mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Entre os materiais poluidores, encontrados principalmente na maré baixa, havia plásticos, considerados uma das maiores ameaças aos oceanos.

A finalidade do estudo é contribuir para as práticas preventivas destinadas à conservação ambiental. O grupo se reuniu para fazer um trabalho, até então inédito, da amostragem de toda a extensão das praias de Santos em dois momentos, um na maré baixa e outro na maré alta.

Durante esse processo, foi notado que a maior quantidade de resíduos é depositada na maré baixa, com o plástico mais abundante, resultando em um impacto negativo na sustentabilidade dos recursos costeiros e marinhos.

A sugestão dos pesquisadores é conscientizar a população para o descarte adequado do lixo, contribuindo assim para que se forme um cidadão mais comprometido com o bem-estar social.

Esses resultados serão apresentados na conferência internacional que abrange a discussão sobre a estrutura e funcionamento dos estuários e mares que estão mudando devido a diversos fatores, em escalas locais a globais.

O trabalho “Deposition of solid intertidal wastes at the beach of Santos – SP, Brazil”  tem como orientador o Dr. Walter Barrella, e foi realizado pelos alunos Amanda Aparecida Carminatto; Carlos Matuck; Edineia Farraboti; Fabiola Andrea Chofard Adami; Janaina Alves Klein e Maria das Graças Freitas dos Santos, durante a disciplina Ecologia Aplicada, ministrada pelo professor.

O objetivo do encontro no Pan Pacific Perth, na Austrália, é criar novas formas de pensar, visando ao desenvolvimento científico, à tecnologia inovadora, à integração mais efetiva da ciência e da administração, para solucionar os problemas encontrados.

Os estudantes embarcarão no dia 30 de agosto com retorno previsto para 14 de setembro. O estudo foi publicado na Unisanta BioScience, porém, novos dados foram coletados, permitindo uma comparação sazonal da quantidade e do tipo de lixo encontrado nas praias.

Entre os materiais mais encontrados, principalmente na maré baixa, estão os plásticos.